Enunciado

A equação geral do volume de controle para a conservação do momento linear é:

∫ V C ρ g → d V + ∫ S C σ i j ∙ n →   d A = ∫ V C ∂ ∂ t ρ V → d V + ∫ S C ρ V → V → ∙ n →   d A

Discuta o significado de cada termo nessa equação. Os termos estão identificados por conveniência. Escreva a equação como uma equação em palavras.

Passo 1

Pode não parecer, mas uma das partes mais importantes da Mecânica dos Fluidos é o entendimento do significado físico das equações.

Por isso, vem comigo que agora eu vou te ajudar a dissecar a equação geral da conservação do momento linear!

Lembrando que a equação é:

∫ V C ρ g → d V + ∫ S C σ i j ∙ n →   d A = ∫ V C ∂ ∂ t ρ V → d V + ∫ S C ρ V → V → ∙ n →   d A

Sendo assim, a gente vai dividir a equação em quatro partes falar delas separadamente.

  1. ∫ V C ρ g → d V
  2. Esse termo corresponde à variação líquida de “forças de corpo” agindo no nosso volume de controle. As forças de corpo são aquelas que atuam no volume de um corpo, e não em sua superfície. Neste caso, temos a força peso (denotada pela gravidade nesse termo da equação) atuando.

  3. ∫ S C σ i j ∙ n →   d A
  4. Este outro termo corresponde à variação líquida das forças superficiais agindo sobre a superfície de controle que estamos analisando. As forças superficiais correspondem à pressão e à tensão de cisalhamento do nosso escoamento.

  5. ∫ V C ∂ ∂ t ρ V → d V
  6. Esse termo aqui corresponde à taxa de acúmulo de momento linear em todo o volume de controle. A derivada temporal indica que esse termo é um termo de acúmulo, usado em processos transientes.

  7. ∫ S C ρ V → V → ∙ n →   d A

Por fim, esse último termo significa a variação líquida de momento linear que atravessa a nossa superfície de controle. Ou seja, a quantidade de momento linear que sai, menos a que quantidade que entra.

Pronto, depois de explicar esses quatro termos, agora podemos finalizar a questão reescrevendo essa equação em palavras. Basicamente podemos dizer que:

A força total agindo no volume de controle, que é a soma das forças de corpo e superficiais, é igual à taxa que o momento linear muda em todo o volume de controle, mais a quantidade de momento linear que sai do volume de controle.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Vento a U ∞ e p ∞ escoa em torno de uma cabana Quonset, que é um semicilindro de raio a e comprimento L (Figura P8.48). A pressão interna é pi. Usando a teoria não viscosa, deduza uma expressão para a
Deseja-se simular o escoamento em torno de uma colina ou saliência bidimensional usando uma linha de corrente que passa acima do escoamento sobre um cilindro, como na Figura P8.50. A saliência deve te
Um cilindro é formado por fixação de dois canais semicilíndricos com pinos internos, como mostra a Figura P8.46. Existem 10 pinos por metro de largura de cada lado, e a pressão interna é de 50 kPa (ma
Considere água a 20 o C escoando a 6 m/s em torno de um cilindro circular de 1 m de diâmetro. Qual a intensidade λ do dipolo, em m³/s, necessária para simular esse escoamento? Se a pressão da corrente
Sob ventos fortes, a força no Problema P8.48 pode ser bem grande. Suponha que seja feito um orifício no teto da cabana no ponto A para fazer p i igual à pressão superficial nesse local. A que ângulo θ