Enunciado

Ver Outros Exercícios
desse livro

10.2Q Por que um carro levanta sua frente durante a arrancada e a abaixa durante a freada? Isso acontece com qualquer carro?

Passo 1

Belezoca galeris, um carro vai levantar a frente na arrancada quando ele possuir aceleração apenas nas rodas de traz (tração traseira), porque nesse caso por um instante as rodas traseiras vão adquirir uma velocidade maior que a velocidade das rodas da frente, e como ela pode sair andando por cima do carro, ela força o a parte traseira a empurrar a parte dianteira para frente com a mesma velocidade, quando essa diferença é muito grande, o torque que a tração traseira exerce faz o com que frente se erga.

Passo 2

Da mesma maneira acontece quando o carro é freado, só que nesse caso o corpo já está em movimento, e quando ele é freado de maneira brusca, por um breve momento as rodas dianteiras vão possuir velocidade menor que as traseiras, e pela conservação do momento algo tem que preservar a velocidade fazendo com a parte traseira empurre a frente até extrapolar o limite e acabar erguendo a traseira (isso ocorre com mais frequência em motos).

E não, isso não acontece com qualquer carro, primeiro ele deve possui tração traseira, ou usar apenas os freios dianteiros, mas outra condição importante é que o centro de massa do carro deve estra suficientemente distante do solo, para que as trações que as rodas exercem gerem o torque necessário para fazer o carro girar.

Resposta

Justificativa

Exercícios de Livros Relacionados

Um homem está em pé em uma plataforma que gira (sem atrito) com uma ve
Na figura abaixo duas partinadoras com 50   kg de massa, que se m
Uma partícula de 4,0   k g se move em um plano x y . No instante
Você está de pé sobre uma plataforma sem atrito que está girando com u
Uma massa pontual de 0,20   k g se movendo em uma superfície hori