Enunciado

2.10 Uma professora de física sai de sua casa e se dirige a pé para o campus. Depois de 5 min começa a chover e ela retorna para casa. Sua distância da casa em função do tempo é indicada pelo gráfico da Figura 2.32. Em qual dos pontos indicados sua velocidade é: a) zero? b) constante e positiva? c) constante e negativa? d) crescente em módulo? e) decrescente em módulo?

Passo 1

Opa, bora resolver esse problema! Aqui temos um gráfico da distância percorrida em função do tempo:

Ele representa uma professora de física sai de sua casa e se dirige a pé para o campus. Depois de 5 min começa a chover e ela retorna para casa.

Sabendo temos que responder várias perguntas sobre a velocidade que ela anda!

Começando pela letra a), que pergunta quando sua velocidade é igual a zero!

A velocidade vai ser 0 quando o tempo passar ela não sair do lugar, ou seja, quando x não varia, e esse ponto é o ponto I V !

Passo 2

Agora na letra b), A velocidade vai ser constante e positiva quando o gráfico mostrar uma linha reta que está subindo, porque se a velocidade não varia, ela não vai produzir curvas no gráfico rsrs. Esse ponto é o ponto I, meus pimpolhos!

Passo 3

Letra c), agora, pedindo o ponto em que é constante e negativa. É só olhar uma linha reta de novo, só que dessa vez ela tem que estar descendo. Esse ponto é o ponto V 😊.

Passo 4

Agora, na letra d), ele quer uma velocidade crescente em módulo. Isso quer dizer que o valor da velocidade tem que estar aumentando, como se ela estivesse acelerando. Pra isso a gente tem que achar o ponto onde o gráfico estava constante ou descendo mas quando passa por ele, faz uma curva pra cima. Esse ponto é o ponto II.

Passo 5

Agora, na letra e), ele quer uma velocidade decrescente em módulo. Isso quer dizer que o valor da velocidade tem que estar diminuindo, como se ela estivesse freando. Pra isso a gente tem que achar o ponto onde o gráfico estava subindo mas quando passar por ele, para de subir. Esse ponto é o ponto III.

E finalizamos a questão 😊.

Resposta

  1. IV
  2. I
  3. V
  4. II
  5. III
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A posição de um elétron que se move ao longo do eixo x é dada por x = 16 t e - tm , onde t está em segundos . A que distância da origem se encontra o elétron quando para momentâneamente?
A posição de uma partícula que se move ao longo do eixo x é dada por x = 9,75 + 1,50 t 3 , onde x está em centímetros e tem segundos. Calcule (a) a velocidade média durante o intervalo de tempo de t =
(a) Se a posição de uma partícula é dada por x = 4 - 12 t + 3 t 2 (onde t está em segundos e x em metros), qual é a velocidade da partícula em t = 1 s ? (b) O movimento nesse instante é no sentido pos
A função posição x ( t ) de uma partícula que está se movendo ao longo do eixo x é x = 4,0 -6,0 t 2 , com x em metros e t em segundos. (a) Em que instante e (b) em que posição a partícula para (moment
(a) Se a posição de uma partícula é dada por x = 20 t - 5 t 3 ,onde x está em metros e t em segundos, em que instante(s) a velocidadeda partícula é zero? (b) Em que instante(s) a aceleraçãoa é zero? (