Enunciado

Dê um exemplo de situação em que a distância viajada é uma quantia significativa, mas o deslocamento é nulo. O contrário pode ser verdade? Se sim, dê um exemplo.

Passo 1

Imagine que você quer dar a volta ao mundo. Você parte para o oeste saindo de Brasília, dá a volta no mundo inteiro e depois chega novamente em Brasília, exatamente no lugar de onde tinha começado.

Nesse caso, a distância viajada é imensa (uma volta ao mundo!), mas o deslocamento é nulo.

Isso acontece porque o deslocamento é um vetor ligando os pontos inicial e final, que nesse caso são idênticos, e por isso:

Δ x → = 0

Passo 2

O contrário não pode ser verdade, porque se o deslocamento é diferente de zero, então os pontos inicial e final estão em lugares diferentes.

Se esses pontos estão em lugares diferentes, então foi preciso viajar alguma distância entre eles.

Resposta

Um exemplo seria uma volta ao mundo que começa e termina no mesmo ponto. O caso contrário não pode ser verdade.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um radar estacionário indica que um navio está 10 km ao sul dele. Uma hora depois, o mesmo navio está 20 km a sudeste. Se o navio se deslocou com rapidez constante e sempre no mesmo sentido, qual era
Mostre que a magnitude da soma de dois vetores a ⃑ e b ⃑ está sempre compreendida entre os limites a ⃑ - b ⃑≤a ⃑ + b ⃑≤a ⃑ + b ⃑ Em que situações são atingidos os valores extremos?
Um avião a jato voa para o norte, de Brasília até Belém, a 1.630 km de distância, levando 2h 10 min nesse percurso. De lá, segue para oeste, chegando a Manaus, distante 1.290 km de Belém, após 1h 50 m
As magnitudes de a e b são iguais. Qual é o ângulo entre a + b e a – b?
As latitudes e longitudes de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, respectivamente, são as seguintes: São Paulo: 23°33' S, 46°39' O; Rio de Janeiro: 22°53' S, 43°17' O; Belo Horizonte: 19°55' S,