Enunciado

Mostre que a potência dissipada na resistência R da Fig. 31-34 é máxima quando R é igual à resistência r do gerador de corrente alternada.

Passo 1

A questão fornece um circuito com gerador de corrente alternada e uma resistência R . Todavia, aqui o gerador tem uma resistência interna r que deve ser considerada no cálculo da impedância do circuito:

Z = R + r

Assim, a corrente no circuito será

I = ε Z = ε r + R

Portanto, a potência dissipada apenas no resistor será

P R = R I 2 = ε 2 ⋅ R r + R 2

Como queremos a situação em que essa potência é máxima, derivamos essa potência com relação a R e igualamos a 0 :

d P R d R = 0

Passo 2

Tomando a derivada, temos que

d P R d R = ε 2   r + R 2 - 2 R r + R r + R 4

Igualando a zero:

r + R 2 - 2 R r + R = 0

Logo,

r + R r + R - 2 R = 0

Portanto,

r + R r - R = 0

Como r = - R não é uma solução válida, tiramos que

r = R

Resposta

Demonstração.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

29 - Um circuito RLC em série com L = 0,120 H , R = 240 Ω e C = 7,30μ F conduz uma corrente eficaz de 0,450A A uma frequência de 400H z . Calcule o ângulo de fase e o fator de potência do circuito.Qua
74 - (a) Para qual frequência angular a amplitude da voltagem através do resistor atinge seu valor máximo em um circuito R-L-C em série?
74 - (b) Para qual frequência angular a amplitude da voltagem através do indutor atinge seu valor máximo em um circuito R-L-C em série?
74 - (c) Para qual frequência angular a amplitude da voltagem através do capacitor atinge seu valor máximo em um circuito R-L-C em série?
75 - Números complexos em um circuito. A voltagem através de um dado elemento em um circuito CA não está necessariamente em fase com a corrente que passa através desse elemento. Portanto, as amplitude