Exercícios Resolvidos de Introdução aos Fluidos

A viscosidade absoluta μ   de um fluido é principalmente uma função da:

a   Massa específica

b   Temperatura

c Pressão

d Velocidade

e   Tensão Superficial

Passo 1

Essa é uma daquelas questões que a maioria das pessoas só sabe a resposta se já viu a questão antes. E como a gente já viu, a gente compartilha ela com você!

Bem, como o enunciado da questão anterior nos disse, a viscosidade é fixada em função do estado termodinâmico da substância.

E em termodinâmica as principais características são pressão e temperatura. Sendo a temperatura o estado que mais influencia os outros, pois ele que diz a energia e velocidade médias das moléculas.

Por isso, a viscosidade é função principalmente da temperatura.

MOSTRAR SOLUÇÃO COMPLETA

Passo 2

Bem, mas se não soubéssemos disso teria como fazer a questão? Teríamos que ir eliminando alternativa por alternativa. Vamos então dar uma olhada em cada uma delas.

Primeiro a massa específica. A massa específica é fixa para um determinado fluido em dadas condições de T e P. E não faz sentido falar que a viscosidade é principalmente função de algo fixo.

Passo 3

Vamos pular para a velocidade. Será que se eu pegar um fluido muito viscoso e variar a velocidade de escoamento dele, a viscosidade desse cara vai mudar?

Bem, isso me parece meio controverso. Pelo menos para mim, intuitivamente, parece que é o contrário: a viscosidade que vai influenciar na velocidade de um fluido. Tipo fazer um líquido pouco viscoso escoar me parece mais fácil do que um muito viscoso.

Passo 4

Agora vamos eliminar a tensão superficial. Sempre que se fala de tensão superficial eu lembro da imagem do mosquito em cima da água. E me lembro de ouvir falar disso quando estava estudando forças intermoleculares e coisas do tipo. Não vejo como a tensão superficial iria influenciar no atrito interno de um fluido. Ao menos não como essa teria uma “influência principal”.

Passo 5

Ae seria o momento crucial: pressão ou temperatura.

Ambas são propriedades termodinâmicas e ambas podem influenciar na viscosidade.

E agora, papito? Bem, na teoria vimos falar da variação da viscosidade quanto à temperatura e muito pouco sobre a pressão. Então vamos contar um ponto para a temperatura. Além disso, pra pressão ter uma influência na viscosidade, ela tem que variar muito. Mas como eu sei disso?

Bem sabemos que quando subimos ou descemos estamos mudando a pressão, tipo a pressão no Rio de janeiro é muito maior que no Everest. Nunca fui no Everest, mas já fui em alguns lugares altos e percebi o ar mudar muito com a pressão. O mesmo vale para quando mergulhamos, a cada metro mais profundo maior é a pressão e não vejo grande variação na viscosidade.

Agora a temperatura muda muito as coisas. Quem nunca viu mel, ou algum fluido viscoso ser esquentado e depois disso fluir muito mais facilmente?

Por isso, poderíamos escolher a temperatura como principal característica.

Resposta

Alternativa b

Esse conteúdo é exclusivo para cadastrados.

Cadastre-se grátis no maior portal de exatas do Brasil!

Relaxa, não vamos publicar nada no seu nome.

  • Resumões direto ao ponto
    Resumões
    direto ao ponto
  • Exercícios resolvidos passo a passo
    Exercícios resolvidos
    passo a passo
  • Videoaulas incríveis
    Videoaulas
    incríveis
  • Aulões Salva-Vidas
    Aulões
    Salva-Vidas