Exercícios Resolvidos de Introdução aos Fluidos

A viscosidade é a propriedade associada à resistência que o fluido oferece à deformação por cisalhamento. Explique conceituando o que é viscosidade dinâmica do fluido.

Passo 1

Ih rapaz, viscosidade dinâmica?

Calma, falamos disso brevemente na teoria: dissemos que viscosidade dinâmica é a viscosidade que nos referimos normalmente.

É a mesma coisa que viscosidade absoluta ou só viscosidade que conceituamos como a resistência que o fluido tem a escoar.

Pra responder a esse exercício, vamos ter que fazer uma analogia entre a deformação dos fluidos e a dos sólidos elásticos que estudamos lááá na física. Calma aí que nós vamos fazer isso juntos!

MOSTRAR SOLUÇÃO COMPLETA

Passo 2

Viscosidade é a relação entre a força de cisalhamento aplicada e a deformação sofrida pelo fluido.

Lembra da lei de Hooke, que nos dizia que a deformação do corpo dependia da força aplicada e da constante elática do corpo? Assim ó:

f = k x

Então a viscosidade teria um papel semelhante ao da constante elástica. Dada uma força, ela que define o quanto o fluido vai se deformar/escoar. Por analogia, podemos escrever algo como:

τ = μ   . d x d t

Onde τ é a tensão de cisalhamento, μ     a viscosidade e d x / d t é a taxa de deformação.

Essa equação é conhecida como lei de Newton e por isso os fluidos que respeitam ela são conhecidos como fluidos newtonianos.

Mas relaxa. Nesse início vamos focar no estudo da estática dos fluidos e a viscosidade não será estudada tão a fundo. Mais pra frente voltaremos a falar dela.

Esse conteúdo é exclusivo para cadastrados.

Cadastre-se grátis no maior portal de exatas do Brasil!

Relaxa, não vamos publicar nada no seu nome.

  • Resumões direto ao ponto
    Resumões
    direto ao ponto
  • Exercícios resolvidos passo a passo
    Exercícios resolvidos
    passo a passo
  • Videoaulas incríveis
    Videoaulas
    incríveis
  • Aulões Salva-Vidas
    Aulões
    Salva-Vidas