Exercícios Resolvidos de Ligações Iônicas

Ver Teoria

Enunciado

  1. Em uma solução em água, o solvente compete efetivamente com os íons brometo pela coordenação com os íons C u + 2 . O íon C u H 2 O 6 2 + é a espécie predominante em solução. Entretanto, na presença de grande quantidade de íons brometo, a solução torna-se violeta escuro. Essa cor violeta é devida à presença de íons C u B r 4 - 2 , que são tetraédricos. Esse processo é reversível, e assim, a solução torna-se novamente azul ao diluída com água. A mudança de cor violeta para azul por diluição era esperada? Explique seu raciocínio usando a Teoria de Campo Cristalino.
  2. Níquel e platina são do mesmo grupo da tabela periódica, entretanto, os complexos N i C l 4 - 2 e P t C l 4 - 2 tem geometria, cores e propriedades magnéticas diferentes. Explique sucintamente essas observações através de argumentos TCC (Teoria do Campo Cristalino).

Passo 1

  1. O primeiro passo é entendermos o que é a teoria do campo cristalino. Bem, essa teoria explica pra gente que um átomo central metálico estará ligado por outros átomos neutros ou carregados, onde os átomos neutros são ligados ao metal central por conta de pares livres de elétrons.
  2. O íon C u + 2 presente no complexo predominante antes do excesso de brometo tem coloração azul, por sua vez ao se trocar os ligantes H 2 O por B r - , há uma variação de cor como indicado no próprio enunciado. De acordo com a teoria do campo cristalino, a mudança de cor estará associada ao fato de que, ao se diluir novamente a solução, a presença de B r - se tornará desprezível, apesar do B r - ainda ser um ligante mais forte que H 2 O , porém, por conta da concentração esse ligante carregado “sai da jogada” para que a água possa se ligar ao íon metálico central.

    Passo 2

  3. De forma sucinta, os íons metálicos centrais possuem a seguinte configuração eletrônica:

N i → A r 3 d 8 4 s 2

P t → X e   4 f 14   5 d 9   6 s 1

Observe claramente que temos uma quantidade de elétrons diferente para cada um dos casos, o que implicará diretamente no arranjo como os ligantes devem estar ligados nesse átomo central, por exemplo, o Ni possui dois elétrons de valência, o que com certeza gerará uma maior densidade eletrônica envolta do mesmo, fazendo com que haja uma maior repulsão com os ligantes de C l - ao redor.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Exercícios de Livros Relacionados

A distância entre dois núcleos no equilíbrio da molécula de N a C l é 0,24 n m . Se a molécula é modelada como cargas + e e – e , separadas por 0,24 n m , qual é o momento de dipolo elétrico da molécu
Quando a molécula N a F faz uma transição de l = 3 até o nível rotacional de l = 2 , sem nenhuma variação no número quântico vibracional nem no estado eletrônico, um fóton de comprimento de onda igual
Uma molécula diatômica hipotética de oxigênio ( m a s s a = 2,656 × 10 - 26 k g ) e hidrogênio ( m a s s a = 1,67 × 10 - 27 k g ) emite um fóton de comprimento de onda 2,39 μ m quando efetua uma trans
A energia de ligação da molécula de cloreto de potássio ( K C l ) é igual a 4,43 e V . A energia de ionização de um átomo de potássio é igual a 4,3 e V e a afinidade eletrônica do cloro é de 3,6 e V .
Para a molécula do cloreto de sódio discutida no início da seção 42.1 qual é a distância máxima entre os íons para que haja estabilidade se eles forem considerados partículas puntiformes? Ou seja, qua