Exercícios Resolvidos de Plano Cartesiano

Ver Teoria

Enunciado

Dizer onde se localizam os pontos do plano cartesiano que:

  1. Possuem abscissa nula
  2. Possuem ordenada nula

Passo 1

E aí pessoal, tudo bem? O problema e pediu para colocarmos no plano cartesiano pontos em que possuem abscissa (letra a) ou ordenada (letra b) nulas.

Você lembra como fazer isso?

Quando temos um ponto ele represente duas posições relativas: abscissa ( e m   r e l a ç ã o   a o   e i x o   x ) e ordenada (   e m   r e l a ç ã o   a o   e i x o   y ) . O Ponto é sempre composto por uma abscissa e uma ordenada.

P 3,5 . Para localizarmos um ponto começamos com a abscissa: no eixo x você vai localizar o valor em questão. Nossa abscissa é 3 , então a partir da origem vamos andar 3 unidades para a direita

Agora que você se localizou em relação ao x , vamos andar de elevador! Olhando para a ordenada, temos y = 5 , então vamos subir 5 unidades, e assim teremos nosso ponto!

Seguindo esses passos, vamos encontrar uma relação onde tenhamos apenas ordenadas (ou abscissas) nulas.

Bora começar?

Passo 2

Letra (a): pontos de abscissa nula

Um ponto qualquer é dado por

P ( x , y )

Se quisermos que a abscissa seja nula, então

P ( 0 , y )

Nosso y é livre! Lembra a parte de andar para a direita e esquerda? Pois é, não temos mais! Vamos ficar no centro do eixo x mesmo! Mas o y fica livre! Podemos andar tanto pra cima (ordenadas positivas) quanto pra baixo (ordenadas negativas)

y !

Tranquilo?

Passo 3

Letra (b): ordenada nula

Agora o jogo inverteu! Queremos que todas as ordenadas sejam nulas.

P ( x , 0 )

Podemos andar livremente para direita ou para esquerda, mas não podemos nem subir nem descer! Isso nos diz que andamos sempre no eixo x !

Tudo bem? E é isso!

Espero ter ajudado! Vamos para a próxima?

Resposta

a )   e i x o   y

b )   e i x o   x