Exercícios Resolvidos de Primeira Lei de Newton

Ver Teoria

Enunciado

Em um filme de ficção científica da década de 1950 , uma espaçonave se move no vácuo do espaço sideral, longe de qualquer planeta, quando seu motor para de funcionar. Em virtude disso, a espaçonave diminui de velocidade e fica em repouso. Como você aplica a lei de Newton nesse evento?

Passo 1

Fala aí galera, como vocês estão?

Nessa questão temos um fenômeno físico que ocorreu em um filme de ficção científica.

Basicamente, uma espaçonave estava se movimentando no espaço sideral quando seu motor parou de funcionar. Devido a isso, no filme a velocidade da espaçonave diminui até que ela para.

Precisamos pensar em como usar a lei de Newton nesse fenômeno, avaliando se ela realmente é possível de acontecer ou se é impossível fisicamente (ou seja, tudo mentirinha do filme).

Mas, antes disso, vocês lembram das três leis de Newton?

Vamos dar uma revisada!

1 ° ) É a lei da inércia. Segundo ela, um corpo em movimento ou em estado de repouso, tende a manter o seu estado (movimento ou repouso), a não ser que seja aplicada uma força nesse corpo.

2 ° ) É a lei que fala sobre a força resultante em um corpo. Basicamente, em um referencial inercial, a resultante das forças aplicadas em um objeto segue:

F r → = m ⋅ a →

Onde:

F r → é a força resultante;

m é a massa do objeto;

a → é a aceleração do objeto;

3 ° ) É a lei da “Ação e Reação”. Basicamente, toda força aplicada em um corpo (ação), gera uma reação no corpo que gerou a força inicial (reação).

Show de bola! Agora que revisamos as nossa

Passo 2

Bom, vamos pensar em qual dessas 3 leis de Newton melhor se encaixa no nosso fenômeno físico.

Tínhamos uma espaçonave se movimentando no espaço sideral, ou seja, no vácuo (não tem resistência do ar), e também longe de qualquer planeta (ou seja, não há força gravitacional atuando no foguete).

A única força atuando no foguete vinha do motor, que estava funcionando. Mas, de repente o motor parou de funcionar. Assim, cessou a única força que atuava no foguete.

Logo, pela 1 ° lei de Newton, como não há mais nenhuma força atuando na espaçonave, ela deve manter o seu estado de movimento.

E, logo antes da força cessar, o enunciado nos fala que a espaçonave está se movimentando.

Logo, a espaçonave deve permanecer se movimentando. E, o que o enunciado fala dela passar a diminuir a sua velocidade até entrar em repouso não está correto. Acontece apenas por se tratar de um filme de ficção né pessoal? Hahaha

E aí, entenderam bem a ideia?

Obrigado pela atenção de vocês e até a próxima 😉

Resposta

Resposta no texto.

Exercícios de Livros Relacionados

Uma bola está sob a ação de uma força única, conhecida. Apenas com esta informação, você pode dizer qual a orientação do movimento da bola em relação a algum referencial inercial? Explique.
Um saco de guloseimas encontra-se sobre o assento de seu carro quando você para em um semáforo vermelho. O saco não escorrega sobre o assento. Desenhe um diagrama de movimento, um diagrama de identifi
3. Um tijolo cai do telhado de uma loja de três andares. Quantos vetores força seriam representados no diagrama de corpo livre correspondente? Liste-os.
5. Você arremessa uma bola no ar diretamente para cima. Imediatamente após tê-la lançado, que forças são exercidas sobre a bola? Para cada força de sua lista, (a) decida se ela é uma força de contato
9. Se um objeto encontra-se em repouso, você pode concluir que não existem forças exercidas sobre ele? Explique.