Exercícios Resolvidos de Primeira Lei de Newton

Ver Teoria

Enunciado

Uma pessoa fala ao telefone dentro de um ônibus. Subitamente, o ônibus freia, e o telefone voa da mão da pessoa. Qual das leis de Newton explica o acontecido?

a. 1a Lei;

b. 2a Lei;

c. 3a Lei;

d. não é explicado pelas leis de Newton, por envolver referenciais não inerciais;

e. depende do referencial inercial utilizado, se o ônibus ou o telefone.

Passo 1

Alguma coisa desse tipo já deve ter acontecido com você. Já aconteceu comigo. Eu tava no ônibus segurando em pé, e de repente o motorista mete o pé no freio... eu não cai, mas meu corpo foi todo pra frente... mas tudo bem... isso não é culpa do motorista. É culpa do NEWTON!!!!

HAHAA brinks.

Mas sério agora, isso é por causa da inércia. O ônibus tava a uma certa velocidade, e eu como estou dentro do ônibus, estou com a mesma velocidade. Essa velocidade só vai mudar se alguma força atuar em mim, ou no ônibus. E temos o freio, que provoca uma desaceleração, ou seja uma força no sentido oposto ao movimento. Mas meu corpo já tava acostumado ao movimento de antes, e a tendência dele era continuar, por isso que quando essa força acontece, meu corpo é arremessado pra frente, porque era pra onde ele tava indo. E esse é, mais ou menos, o principio da Inercia, que corresponde a 1ª lei.

Resposta

Alternativa A.

Exercícios de Livros Relacionados

Uma bola está sob a ação de uma força única, conhecida. Apenas com esta informação, você pode dizer qual a orientação do movimento da bola em relação a algum referencial inercial? Explique.
Um saco de guloseimas encontra-se sobre o assento de seu carro quando você para em um semáforo vermelho. O saco não escorrega sobre o assento. Desenhe um diagrama de movimento, um diagrama de identifi
3. Um tijolo cai do telhado de uma loja de três andares. Quantos vetores força seriam representados no diagrama de corpo livre correspondente? Liste-os.
5. Você arremessa uma bola no ar diretamente para cima. Imediatamente após tê-la lançado, que forças são exercidas sobre a bola? Para cada força de sua lista, (a) decida se ela é uma força de contato
9. Se um objeto encontra-se em repouso, você pode concluir que não existem forças exercidas sobre ele? Explique.