Responde Aí

Radiação e Espectros Atômicos

Ver Teoria

Arranje, em ordem crescente de energia, os seguintes tipos de fótons de radiação eletromagnética: raios ɣ, luz visível, radiação ultravioleta, micro-ondas, raios X.

Ver solução completa

Duas ondas eletromagnéticas são representadas na figura:

  1. Qual onda tem a maior frequência?
  2. Se uma onda representa a luz visível e a outra a radiação infravermelha, qual é uma e qual é a outra?

Ver solução completa

Qual será a frequência e o número de onda de um raio-X com comprimento de onda de 200 pm?

Ver solução completa

Descreva brevemente o modelo de Bohr. Como este modelo difere da física clássica?

Ver solução completa

O modelo de Bohr propunha um átomo com núcleo que concentrava a massa, elétrons girando circulares em torno do núcleo e níveis energéticos permitidos aos elétrons, entre outras características. Quais das características citadas ainda hoje são aceitas?

Ver solução completa

Arranje, em ordem crescente de frequência, os seguintes tipos de fótons de radiação eletromagnética: luz visível, ondas de rádio, radiação ultravioleta, radiação infravermelha.

Ver solução completa

A distância média entre marte e a terra é de cerca de 1,3.10 8   m i . Quanto tempo uma imagem transmitida por um robô explorador na superfície de marte demoraria para chegar na terra? Dado: 1 mi = 1,61 km.

Ver solução completa

Explique como os astrônomos são capazes de dizer quis elementos estão presentes em estrelas distantes simplesmente analisando o espectro eletromagnético emitido por essas estrelas.

Ver solução completa

Sempre que os compostos de sódio se volatilizam na chama de um bico de Bunsen, a chama apresenta a cor amarela característica. Dê uma explicação em termos de energia eletrônica.

Ver solução completa

A radiação ultravioleta provoca vários efeitos prejudiciais aos habitantes da Terra. Entretanto, a camada de ozônio funciona como uma barreira para essa radiação. Sabendo que a frequência dessa luz é 1,02 . 10 15 Hz, determine o seu comprimento de onda.

Ver solução completa

3. Considere o modelo de Bohr.

a) Compare os raios do H e do   H e + , ambos no estado fundamental. Há algum nível do H e +

cujo raio da órbita seja igual ao do H no estado fundamental? Explique.

b) Mostre que a frequência da luz emitida na transição de n = 6 para n = 4 no H e + é igual a uma das linhas de Balmer para o átomo de H .

Ver solução completa