Hidrocarbonetos e Funções Oxigenadas
Teoria
Funções orgânicas
E aí! Vamos bater um papo sobre as funções que os compostos orgânicos podem pertencer. Existe uma quantidade muito grande de compostos orgânicos e por isso eles são divididos em funções de acordo com algumas características.
Hidrocarbonetos
Os hidrocarbonetos, como o próprio nome indica, são compostos formados somente por átomos dos elementos carbono e hidrogênio. Eles podem se subdividir em: alcanos, alcenos, alcinos, alcadienos, cíclicos e aromáticos. Essas divisões possuem fórmulas gerais que representam como cada um deles se comporta.
- Alcanos: são hidrocarbonetos com cadeia aberta e que não têm ligações duplas ou triplas, também chamadas de insaturações. Fórmula Geral:
- Alcenos: são hidrocarbonetos com cadeia aberta e que apresentam uma ligação dupla entre átomos de carbono. Fórmula Geral:
- Alcinos: são hidrocarbonetos de cadeia aberta com uma ligação tripla entre carbonos. Fórmula Geral:
- Alcadienos: são hidrocarbonetos que apresentam duas ligações duplas entre átomos de carbonos.
- Cíclicos: São compostos que apresentam suas cadeias fechadas e suas fórmulas químicas dependem da quantidade de insaturações presentes assumindo uma fórmula geral: .
- Aromáticos: são hidrocarbonetos que apresentam ao menos um anel aromático.
Segue uma tabelinha para nos ajudar a manter em mente como que funciona essas classificações.
Álcool
São compostos químicos que apresentam na sua cadeia uma hidroxila, , ligada a um carbono saturado. Os álcoois podem ser classificados de acordo com a quantidade de ligações que os carbonos detentores da hidroxila fazem com outros átomos de carbono.
A hidroxila é o grupo funcional característico dessa função, mas atenção! Há outras funções que apresentam a hidroxila acompanhado por algum outro grupo. Por isso é sempre importante verificar se a hidroxila está ligada a um carbono saturado e verificar se há outros ligantes diferentes ligados ao mesmo carbono da hidroxila.
Enol
A função química enol apresenta a hidroxila, , ligada a um carbono insaturado. Sua fórmula molecular é . Na lista abaixo há alguns exemplos de compostos com essa função.
Éter
A função química éter é caracterizada por apresentar um átomo de oxigênio entre dois carbonos que só estão ligados a outros carbonos ou hidrogênios e sua fórmula geral segue a mesma dos álcoois . Lembrando que isso se limita a situações em que há apenas uma função na molécula.
Cetona
Esse grupo aqui apresenta um carbono no meio da cadeia fazendo ligação dupla com um átomo de oxigênio, formando o que chamamos de carbonila. Essa carbonila no meio da cadeia é o grupo funcional característico das cetonas.
Aldeídos
O grupo apresenta um carbono na ponta da cadeia fazendo ligação dupla com um átomo de oxigênio e uma ligação simples com um hidrogênio. Essa função apresenta a carbonila em uma das extremidades da cadeia carbônica.
Ácidos carboxílicos
Os ácidos são os compostos que apresentam uma hidroxila ligada à carbonila na extremidade da cadeia carbônica. Muitas vezes esses compostos são apresentados em sua fórmula condensada agrupando o seu grupo funcional, a carboxila . Na figura abaixo veremos estrutura em bastão dos ácidos carboxílicos.
Ésteres
Os ésteres, assim como os ácidos, apresentam também o grupo funcional carboxila. No entanto, ela não está ligada a um Hidrogênio e sim a outro átomo de carbono. É frequente a representação da fórmula molecular condensada em que devemos estar atentos ao fato dela apresentar dois átomos de oxigênio entre cadeias carbônicas. Segue abaixo alguns exemplos de ésteres.
Na figura temos uma representação de éster em que partes da cadeia carbônica está abreviada por R e R’. Em muitos livros e até mesmo provas é normal aparecerem essas notações a fim de tornar a representação menos extensa.
Agora que vimos essas funções todas o mais importante é praticar temos uns exercícios escolhidos para te ajudar a testar suas habilidades :)
Enol
Éter
Cetona
Aldeídos
Ácidos carboxílicos
Ésteres
Exercícios Resolvidos
Exercício Resolvido #1
SOLOMONS, T. W. G. , FRUHLE, C. B. , Química Orgânica, 7ª edição, LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora S. A ., Rio de Janeiro, 2001,p. 73.
Os compostos cíclicos do tipo geral mostrado a seguir são chamados de lactonas. Que grupo funcional uma lactona contém?
Passo 1
Analisando a estrutura vemos que há um átomo de carbono ligado a dois átomos de oxigênio, sendo que um destes oxigênios ainda faz ligação com outro átomo de carbono, a estrutura que está aqui representada é a de uma carboxila de éster. Trata-se então do grupo funcional éster.
Resposta
Função éster.
Exercício Resolvido #2
UFRJ - Lista de Exercícios Química Orgânica I. Professor Sebastião.
A fêmea da mariposa indica sua presença para a mariposa macho liberando um atraente sexual (feromônio). O atraente sexual foi isolado e descobriu-se que era um 2-metilalcano com peso molecular 254. Que material é esse?
Passo 1
O composto mencionado é um alcano. Sabemos que esses compostos seguem uma regra geral do tipo , podemos descobrir a sua fórmula química sabendo a sua massa molar que foi forncedida no enunciado.
Dessa maneira temos que a f´romula desse composto é
Passo 2
Agora a fórmula estrutural desse composto é tal que há uma ramificação metil na posição e o restante dos átomos pertencem a cadeia principal. Dessa forma a sua estrutura é:
Resposta
Exercícios de Livros Relacionados
Ver Mais
Ver Mais
Ver Mais
Ver Mais