Exercícios Resolvidos de Teoria da Ligação de Valência

Ver Teoria

Enunciado

2. Considere as moléculas: C N , C N + e C N - .

a. Desenhe o diagrama de energia para a camada de valência em cada uma.

b. Escreva a distribuição eletrônica completa em cada caso

c. Determine qual deve ser mais estável com relação à dissociação

d. Qual ou quais devem ser paramagnéticas?

Passo 1

  1. Oi, galerinha! Tudo bom? O carbono neutro tem 4   e l é t r o n s de valência e o nitrogênio tem 5 , somando 9   e l é t r o n s de valência para o C N . O C N + terá um elétron a menos, e o C N - terá um elétron a mais. Os diagramas de energia para as camadas de valência serão como mostrado na figura abaixo:
  2. Passo 2

  3. Para escrever a distribuição eletrônica, temos considerar os orbitais moleculares formados. Vamos olhar para figura e escrever onde tem eletron:
  4. C N :   σ 2 s 2   σ 2 s 2 *   π 2 p 4 σ 2 p 1  

    C N + :   σ 2 s 2   σ 2 s 2 *   π 2 p 4

    C N - :   σ 2 s 2   σ 2 s 2 *   π 2 p 4 σ 2 p 2

    Passo 3

  5. Para descobrir a mais estável temos que calcular a ordem de ligação. Ela é dada por:
  6. O L = n º   d e   e l e t r o n s   l i g a n t e s - n º   d e   e l e t r o n s   a n t i l i g a n t e s 2

    Quanto maior a ordem de ligação, mais estável é a espécie. Como queremos verificar entre os dissociados, vamos calcular para os íons:

    C N + : O L = 6 - 2 2 = 2

    C N - : O L = 8 - 2 2 = 3

    Com isso temos que o C N - é o mais estável.

    Passo 4

  7. As espécies paramagnéticas são aquelas que possuem elétrons desamparelhados. Sendo assim, a única espécie paramagnética é a C N .

Resposta

Na resolução

Exercícios de Livros Relacionados

N H 2 - eN H 2 + são espécie angulares, mas o ângulo de ligação de N H 2 - é menor que o ângulo em N H 2 + . (a) Qual a razão da diferença? (b) Faça o eixo x perpendicular ao plano da molécula. Será q
Assim como A l C l 3 forma dímeros (Seção 2.11), no íon B i 2 C l 4 2 - , dois dos átomos de Cl formam "pontes" entre os dois átomos de Bi. Proponha uma estrutura para o íon B i 2 C l 4 2 - .
Identifique os orbitais híbridos utilizados pelos átomos em negrito nas seguintes moléculas: (a) H 2 C C C H 2 ; (b) H 3 C C H 3 ; (c) C H 3 N N N ; (d) C H 3 C O O H .
Dê a hibridação do átomo em negrito das seguintes moléculas: (a) S F 6 ; (b) O 3 C l - O - C l O 3 ; (c)H 2 N - C H 2 - C O O H (glicina); (d) O C ( N H 2 ) 2 .
Descreva a estrutura da molécula de formamida,H 2 C O - N H 2 , em termos de orbitais híbridos, ângulos de ligação e ligações σ e π . O átomo de C está ligado a dois átomos de H, a um átomo de O termi