Exercícios Resolvidos de Teoria dos Orbitais Moleculares

Ver Teoria

Enunciado

Considerando as espécies N O   - e N O   + , preveja, através da TOM, à qual corresponde cada um dos comprimento de ligação a seguir: 112 pm e 125 pm.

Passo 1

Vamos ver o diagrama de orbitais moleculares de uma molécula de NO.

Para montar esse diagrama, você precisa lembrar que o nível de energia dos orbitais do oxigênio é mais baixo, porque ele tem número aômico maior.

E também que N e O levam a ordens diferentes dos orbitais moleculares. Quando é assim, a gente segue regra do N.

Bora lá.

Passo 2

Agora vamos montar o diagrama do N O   + , retirando um elétron do diagrama aí de cima e o diagrama do N O - , colocando um elétron.

E a gente pode comparar a O.L. dessas duas espécies aí de cima.

O . L .   N O + = 6 - 0 2 = 3

O . L .   N O - = 6 - 2 2 = 2

Como a ordem de ligação do N O + é maior, pela TOM, espera-se que a ligação N-O seja mais forte e mais curta nessa espécie do que no N O - .

Assim, o comprimento de ligação igual a 112 pm corresponde à espécie N O + , enquanto o de 125 pm corresponde ao N O - .

Resposta

N O + : 112 pm

N O - : 125 pm

Exercícios de Livros Relacionados

Escreva as configurações eletrônicas da camada de valência e as ordens de ligação de C N e C N - . Use essa informação para prever que espécie tem a entalpia de ligação maior.
Numa investigação espectroscópica do C60, cientistas localizaram picos no espectro de fluorescência. A molécula tem simetria icosaédrica (Ih). O estado eletrônico fundamental é A1g, e os estados excit
A melhor descrição dos orbitais t 2 g no [ C o ( O H 2 ) 6 ] 3 + (a) ligante (b) antiligante ou (c) não ligante? Explique como você chegou a essa conclusão.
Os ligantes que podem interagir com um centro de metal formando uma ligação do tipo π são comumente chamados de ácidos π e bases π . A definição de ácidos π e bases π são semelhantes às usadas para a
Quais orbitais d são usados para formar ligações π entre os íons de metal octaédricos e os ligantes?