Exercícios Resolvidos de Teoria dos Orbitais Moleculares

Ver Teoria

Enunciado

1. Sabendo que as distancias de ligação são M - X = 2,0   Å , M - Y = 1,8   Å e M - Z = 2,2   Å , construa os diagramas de energia para os orbitais d no campo cristalino dos seguintes complexos:

a. [ M X 6 ] ;

b. [ M X 4 Y 2 ] ;

c. [ M Y 4 ] (tetraédrico); e

d. [ M X 4 Z 2 ] .

Passo 1

Oi, galerinha! Tudo bom? A questão pede para construirmos diagramas de energia para cada complexo. Pode parecer complicado, mas eles possuem mais ou menos a mesma cara de acordo com a geometria da molécula e os tipos de ligantes.

Então bora avaliar cada caso!

Passo 2

  1. Primeiro temos [ M X 6 ] ! Note que é uma complexo com seis ligantes iguais, então ele terá uma geometria octaédrica. Logo o diagrama será:
  2. Passo 3

  3. Agora temos o [ M X 4 Y 2 ] ! Note que também temos seis ligantes aqui, então temos um geometria octaédrica. Porém temos dois ligantes diferentes, então vamos ter uma distorção em cada nível. Fica assim:
  4. Passo 4

  5. Agora temos um arranjo tetraédrico com quatro ligantes iguais para o [ M Y 4 ]
  6. Passo 5

  7. Por fim, temos o [ M X 4 Z 2 ] , que também possui seis ligantes e geometria octaédrica, sendo dois ligantes diferentes. Porém aqui a distancia entre os ligantes é maior, então vamos ter um diagrama parecido com o da letra b, só que invertido:

Prontinho!

Resposta

No texto.

Exercícios de Livros Relacionados

Escreva as configurações eletrônicas da camada de valência e as ordens de ligação de C N e C N - . Use essa informação para prever que espécie tem a entalpia de ligação maior.
Numa investigação espectroscópica do C60, cientistas localizaram picos no espectro de fluorescência. A molécula tem simetria icosaédrica (Ih). O estado eletrônico fundamental é A1g, e os estados excit
A melhor descrição dos orbitais t 2 g no [ C o ( O H 2 ) 6 ] 3 + (a) ligante (b) antiligante ou (c) não ligante? Explique como você chegou a essa conclusão.
Os ligantes que podem interagir com um centro de metal formando uma ligação do tipo π são comumente chamados de ácidos π e bases π . A definição de ácidos π e bases π são semelhantes às usadas para a
Quais orbitais d são usados para formar ligações π entre os íons de metal octaédricos e os ligantes?