Exercícios Resolvidos de Teoria dos Orbitais Moleculares

Ver Teoria

Enunciado

6. Faça o diagrama de energia do desdobramento dos orbitais 3d do íon complexo F e C N 6 4 - e descubra se uma solução desse íon será ou não atraída por um imã. Dado: F e   ( Z = 26 )

Passo 1

  1. Oi, galerinha! Tudo bom? O Fe tem configuração eletrônica de valência:

A r 4 s 2   3 d 6

Como está cercado por 6 grupos de carga - 1 ( C N - ) e a carga do complexo é - 4 , a carga do íon F e deve ser + 2 , e a configuração eletrônica será F e 2 + :

A r 3 d 6

Agora vamos olhar com ais atenção para o ligante!

Passo 2

O C N - é um ligante de campo forte. Assim, se espera a formação de um complexo de spin

Baixo (ou seja, temos um alto Δ O ), como mostrado abaixo:

Como todos os elétrons estão emparelhados, o complexo deve ser diamagnético, e a solução não será atraída por um ímã.

Resposta

No texto

Exercícios de Livros Relacionados

Escreva as configurações eletrônicas da camada de valência e as ordens de ligação de C N e C N - . Use essa informação para prever que espécie tem a entalpia de ligação maior.
Numa investigação espectroscópica do C60, cientistas localizaram picos no espectro de fluorescência. A molécula tem simetria icosaédrica (Ih). O estado eletrônico fundamental é A1g, e os estados excit
A melhor descrição dos orbitais t 2 g no [ C o ( O H 2 ) 6 ] 3 + (a) ligante (b) antiligante ou (c) não ligante? Explique como você chegou a essa conclusão.
Os ligantes que podem interagir com um centro de metal formando uma ligação do tipo π são comumente chamados de ácidos π e bases π . A definição de ácidos π e bases π são semelhantes às usadas para a
Quais orbitais d são usados para formar ligações π entre os íons de metal octaédricos e os ligantes?