Exercícios Resolvidos de Teoria dos Orbitais Moleculares

Ver Teoria

Enunciado

3. Use a teoria dos orbitais moleculares para descrever a molécula de CO:

a. Monte o diagrama de energias para essa molécula.

b. Calcule as ordens de ligação da molécula neutra, e para seus íons positivo e negativo, e a molécula neutra no primeiro estado excitado. Ordene estes sistemas em ordem crescente de estabilidade.

c. Qual destas moléculas deverá possuir a maior distância internuclear? Justifique.

d. Qual (ou quais) destas moléculas é (são) paramagnética(s)? Justifique.

Passo 1

  1. Oi, galerinha! Tudo bom? Primeiro vamos montar os diagrama de orbitais moleculares. Lembrando que vamos ter as combinações de orbitais atômicos formando orbitais moleculares ao centro do diagrama.
  2. Depois preenchemos com a mesma quantidade de elétrons de cada átomo isolado. Fica assim:

    Passo 2

  3. A ordem de ligação é dada por:
  4. O L = n º   d e   e l e t r o n s   l i g a n t e s - n º   d e   e l e t r o n s   a n t i l i g a n t e s 2

    Para a molécula de C O teremos:

    O L = 8 - 2 2 = 3

    Para a molécula de C O + teremos um eletron a menos. Olhando para o diagrama, perderemos um eletron ligante (que é o nível de maior energia). A ordem de ligação será:

    O L = 7 - 2 2 = 2,5

    Para a molécula de C O - teremos um eletron a mais. Olhando para o diagrama, colocaremos esse eleotrn em um orbital antiligante. A ordem de ligação será:

    O L = 8 - 3 2 = 2,5

    Por fim, temos C O * que a é molécula de C O excitada. Aqui não temos perda ou ganho de eletron, e sim a passagem de um eletron pro próximo nível de energial. Com isso teremos:

    O L = 7 - 3 2 = 2

    Agora temos que ordená-lo por ordem crescente de estabilidade. E temos que quanto maior a ordem de ligação, mais estável é a molécula. Logo:

    C O * < C O + ,   C O - < C O

    Passo 3

  5. A ordem de ligação é um indicativo da força que liga os átomos. Assim, a molécula com menor ordem de ligação deve ter maior comprimento de ligação. Nesse caso, deve ser a molécula no estado excitado, C O * .
  6. Passo 4

  7. Para ser paramagnética, a molécula deve ter elétrons desemparelhados. Com exceção do C O no estado fundamental, todas devem ser paramagnéticas.

Resposta

No texto.

Exercícios de Livros Relacionados

Escreva as configurações eletrônicas da camada de valência e as ordens de ligação de C N e C N - . Use essa informação para prever que espécie tem a entalpia de ligação maior.
Numa investigação espectroscópica do C60, cientistas localizaram picos no espectro de fluorescência. A molécula tem simetria icosaédrica (Ih). O estado eletrônico fundamental é A1g, e os estados excit
A melhor descrição dos orbitais t 2 g no [ C o ( O H 2 ) 6 ] 3 + (a) ligante (b) antiligante ou (c) não ligante? Explique como você chegou a essa conclusão.
Os ligantes que podem interagir com um centro de metal formando uma ligação do tipo π são comumente chamados de ácidos π e bases π . A definição de ácidos π e bases π são semelhantes às usadas para a
Quais orbitais d são usados para formar ligações π entre os íons de metal octaédricos e os ligantes?