Exercícios Resolvidos de Terceira Lei de Newton

Ver Teoria

Enunciado

Um bloco de massa m = 1   k g está apoiado sobre outro bloco de massa M = 3   k g , o qual está sobre uma mesa horizontal de massa 20   k g .

(b) Indique separadamente os pares de forças que correspondem que correspondem à ação e reação (3ª Lei de Newton);

Passo 1

Fala, galera! Vamos resolver essa questão!

O enunciado pediu pra gente determinar as forças que estão atuando como um par ação e reação no sistema:

A terceira Lei de Newton nos diz que quando um corpo exerce uma força sobre o outro (uma ação), então o outro corpo exerce uma força sobre o primeiro (uma reação). Essas duas forças tem o mesmo módulo e a mesma direção, mas possuem sentidos contrários e atuam em corpos diferentes.

Essa última frase é muito importante, porque é normal confundir a força peso e a força normal como um par ação e reação, mas as forças de ação e reação não agem no mesmo corpo.

Então, vamos ficar atentos a isso na construção do DCL pra indicação dessas forças.

Vamos lá!

Passo 2

Como todos os corpos estão ali paradinhos, podemos dizer que o sistema está em equilíbrio. Sendo assim, vamos ter sempre a ação da força peso P → dirigida para baixo e da força normal N → que é exercida pela superfície em que o corpo está apoiado sobre ele.

No diagrama de corpo livre, nós temos:

Repare que as forças normais em alguns corpos possuem o mesmo módulo, mesma direção, sentidos opostos e estão atuando em corpos diferentes. Portanto, temos os pares ação e reação:

N → m → M   e   N → M → m

N → M e s a → M   e   N → M → M e s a

Como a força peso é originada da atração gravitacional que a Terra exerce sobre os corpos, sua reação vai está no centro da Terra com sentido para cima ( - P → ) .

Valeu, galera! Até a próxima! 😉

Resposta

N → m → M   e   N → M → m

N → M e s a → M   e   N → M → M e s a

Exercícios de Livros Relacionados

Uma espaçonave decola verticalmente da Lua, onde g=1,6m / s ² . ² Se a nave tem uma aceleração vertical para cima de 1,0m / s ² ²no instante da decolagem, qual é o módulo da força exercida pela nave s
32. O bloco de 1,0k g da FIGURA P7.32 está preso a uma parede por meio de uma corda. Ele está colocado sobre outro bloco de 2,0k g . O bloco inferior é puxado para a direita por uma força de tensão de
30. Os dois blocos da FIGURA P7.30 escorregam rampa abaixo. Quanto vale a tensão na corda, desprovida de massa?
Dois cavalos puxam horizontalmente cordas amarradas a um tronco de árvore. As duas forças F → 1 e F → 2 que elas exercem sobre o tronco são tais que a força resultante R → possui módulo igual ao de F
Uma velocista de competição mundial que pesa 55 k g pode se acelerar a partir do bloco de partida com uma aceleração aproximadamente horizontal cujo módulo é igual a 15 m / s 2 . Que força horizontal