Responde Aí

Exercícios Resolvidos de Terceira Lei de Newton

Ver Teoria

Enunciado

Um projétil se move para cima descrevendo uma trajetória parabólica sujeito à força gravitacional da Terra. A força gravitacional da Terra sobre o projétil e a força da gravidade do projétil sobre a Terra formam um par de ação e reação. Qual das alternativas abaixo a respeito do projétil está correta? Despreze a resistência do ar.

a) O projétil deve estar em equilíbrio uma vez que as forças para cima cancelam as forças para baixo.

b) O projétil se acelera em direção à Terra porque a força da gravidade agindo no projétil é maior do que a força da gravidade agindo na Terra.

c) O projétil acelera em direção à Terra porque a força de gravidade no projétil é a única força agindo no projétil.

d) O projétil se distancia da Terra porque a força que empurra o projétil para cima é maior que a força da gravidade agindo no projétil.

e) nenhuma destas.

Passo 1

Vamos analisar as alternativas uma a uma:

Alternativa (a) – Falsa. O par ação reação ocorre sempre em corpos diferentes! A força gravitacional puxa o projétil para baixo e puxa a Terra para cima. Ou seja, ela age em corpos diferentes, logo não podem se anular.

Alternativa (b) – Falsa. Como as forças que agem na terra e no projétil são pares ação e reação, elas têm a mesma intensidade. Logo a alternativa está falsa.

Alternativa (c) – Correta. O que faz o projétil acelerar é simplesmente a presença da força gravitacional atuando sobre ele. O par ação reação dessa força não influencia no movimento do projétil, pois não atua nesse corpo, como já dissemos no item (a).

Alternativa (d) – Falsa. Absurdamente falsa né? Não tem nenhuma força empurrando o projétil para cima e se isso fosse verdade, todos nós estaríamos se distanciando da terra e vagando pelo espaço haha.

Alternativa (e) – Falsa. A alternativa (c) já é a correta.

Resposta

Letra (c)

Exercícios de Livros Relacionados

Uma espaçonave decola verticalmente da Lua, onde g=1,6m / s
30. Os dois blocos da FIGURA P7.30 escorregam rampa abaixo.
32. O bloco de 1,0k g da FIGURA P7.32 está preso a uma pared
Dois cavalos puxam horizontalmente cordas amarradas a um tro