Exercícios Resolvidos de Terceira Lei de Newton

Ver Teoria

Enunciado

Um caminhão colide frontalmente com uma bicicleta. Durante a colisão:

  1. A força exercida pelo caminhão sobre a bicicleta é mais intensa do que a força exercida pela bicicleta sobre o caminhão.
  2. A força exercida pelo caminhão sobre a bicicleta é menos intensa do que a força exercida pela bicicleta sobre o caminhão.
  3. A força exercida pelo caminhão sobre a bicicleta é tão intensa quanto a força exercida pela bicicleta sobre o caminhão.
  4. O caminhão exerce uma força muito intensa sobre a bicicleta e a bicicleta exerce uma força de intensidade desprezível sobre o caminhão.
  5. Quanto maior a velocidade do caminhão, maior a diferença de intensidade entre a força do caminhão sobre a bicicleta e a força da bicicleta sobre o caminhão.

Passo 1

Esta é simples, basta lembrar da terceira lei de Newton sobre ação e reação. A força que o caminhão exerce na bicicleta tem o mesmo módulo da força que a bicicleta exerce no caminhão.

Resposta

Letra c)

Exercícios de Livros Relacionados

Uma espaçonave decola verticalmente da Lua, onde g=1,6m / s ² . ² Se a nave tem uma aceleração vertical para cima de 1,0m / s ² ²no instante da decolagem, qual é o módulo da força exercida pela nave s
32. O bloco de 1,0k g da FIGURA P7.32 está preso a uma parede por meio de uma corda. Ele está colocado sobre outro bloco de 2,0k g . O bloco inferior é puxado para a direita por uma força de tensão de
30. Os dois blocos da FIGURA P7.30 escorregam rampa abaixo. Quanto vale a tensão na corda, desprovida de massa?
Dois cavalos puxam horizontalmente cordas amarradas a um tronco de árvore. As duas forças F → 1 e F → 2 que elas exercem sobre o tronco são tais que a força resultante R → possui módulo igual ao de F
Uma velocista de competição mundial que pesa 55 k g pode se acelerar a partir do bloco de partida com uma aceleração aproximadamente horizontal cujo módulo é igual a 15 m / s 2 . Que força horizontal