Enunciado

Faça o gráfico de f ( x ) no intervalo dado. Divida o intervalo em quatro subintervalos de comprimento igual. Em seguida, adicione os retângulos associados com a soma de Riemann ∑ k = 1 4 f ( c k ) Δ x k ao esboço, dado que c k seja ( a ) a extremidade esquerda, ( b ) a extremidade direita e ( c ) o ponto médio do k -ésimo subintervalo. (Faça um esboço de cada subconjunto de retângulos.

f x = - x 2 ,   [ 0,1 ]

Passo 1

O texto desta questão é bem confuso. Portanto, precisamos primeiro entender o que ela nos pede para fazer. Primeiramente, precisamos dividir um intervalo em quatro partes. Então, se temos x 0 e um x f , se queremos 4 subintervalos de comprimentos iguais, queremos descobrir os valores de x 1 , x 2 e x 3 tais que:

x f - x 0 4 = x 1 - x 0 = x 2 - x 1 = x 3 - x 2 = x f - x 3

Descoberto os limites do intervalo, devemos expressar cada um dos retângulos referentes a esta partição utilizando o critério escolhido para o valor de c k (extremidade esquerda, direita ou ponto médio).

No final, a nossa questão pede apenas para esboçarmos o gráfico com os retângulos associados a soma de Riemann. Somente isto. Como ela é uma questão que utiliza recursos tecnológicos, não é necessário calcular o intervalo e os valores de x i e os valores de f ( c k ) . Entretanto, será descrito aqui os passos iniciais para que isto seja feito manualmente.

Vamos então para a nossa questão!

Passo 2

Como o intervalo é [ 0,1 ] , e queremos dividir em 4 subintervalos, o comprimento de cada intervalo é:

1 - 0 4 = 0.25

Consequentemente, a partição do nosso intervalo é:

P = { 0 ; 0.25 ; 0.5 ; 0.75 ; 1 }

Passo 3

Com esta partição, obtemos os seguintes intervalos:

0 ; 0.25 , 0.25 ; 0.5 ,   0.5 ; 0.75 ,   0.75 ; 1

Agora, se queremos analisar a partir do ponto médio, o valor de c k será obtido através da soma dos extremos dos intervalos dividido por 2, logo, o ponto intermediário.

Passo 4

Vamos agora obter o gráfico da nossa função expressando os retângulos associados a soma de Riemann.

Resposta

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Use a Propriedade 8 para estimar o valor da integral. ∫ π 4 π 3 tg ⁡ x   d x
Explique claramente o que você entende por “derivação e integração são processos inversos”.
Seja g x = ∫ 0 x f td t onde f é a função cujo gráfico é mostrado.(a) Calcule g x para x = 0 ,1 ,2 ,3 ,4 ,5 ,e6 .(b) Estime g 7 .(c) Onde g tem um valor máximo? Onde possui um valor mínimo?(d) Faça um
Seja g x = ∫ 0 x f td t onde f é a função cujo gráfico é mostrado.(a) Calcule g 0 , g 1 , g 2 , g 3 e g 6 . (b) Em que intervalos g está crescendo?(c) Onde g tem um valor máximo?(d) Faça um esboço do
Seja g x = ∫ - 3 x f td t onde f é a função cujo gráfico é mostrado.(a) Calcule g - 3 e g 3 .(b) Estime g - 2 , g - 1 e g 0 .(c) Em que intervalo g está crescendo?(d) Onde g tem um valor máximo?(e) Fa