Enunciado

  1. Trace o gráfico da função f x = { x   ,       0 ≤ x ≤ 1 2 - x     ,       1 < x ≤ 2
  2. f   é contínua em x   =   1   ?
  3. f é derivável em x   =   1   ?

Passo 1

  1. Como a função dada é separada por duas funções contínuas e deriváveis menores, para traçar o gráfico também separaremos em duas partes, cada uma dizendo respeito a uma das duas funções menores.
  2. O gráfico nos indicará se a função é contínua ou não. Para a função ser contínua em um ponto, não deve possuir “salto” naquele ponto, o que também significa dizer que os limites laterais naquele ponto devem ser iguais à função.
  3. Para descobrir se a função é derivável no ponto pedido também utilizaremos o gráfico, ela será derivável se naquele ponto o gráfico não possuir “bico”, o que também significa dizer que, usando a definição, a derivada deve ser igual pela esquerda e pela direita, além disso, a função deve ser contínua naquele ponto.

Resposta

  1. O gráfico será formado pelas duas funções dentro de seus limites
  2. Observando o gráfico vemos que não possui “salto” em x = 1 , portanto é contínua neste ponto.
  3. Observando o gráfico verificamos que possui “bico” em x = 1 , portanto não é derivável neste ponto.
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Esboce, à mão, o gráfico da função f x = e x , prestando particular atenção em como o gráfico cruza o eixo y. Que fato lhe permite fazer isso?Que tipos de funções são f x = e x e g = x e ? Compare as
Use o roteiro dessa seção para esboçar a curva. y = e 3 x + e - 2 x
Use o roteiro dessa seção para esboçar a curva. y = tan - 1 ⁡ x - 1 x + 1
Use o roteiro dessa seção para esboçar a curva. y = x e - 1 x
Use um sistema de computação algébrica para fazer o gráfico de f e encontrarf e f ' ' . Utilize os gráficos dessas derivadas para estimar os intervalos de crescimento e decrescimento, valores extremos