Enunciado

Veja a figura e encontre o volume gerado pela rotação da região ao redor da reta dada.

R 2   e m   t o r n o   d e   O C

Passo 1

E aí, galerinha!

Bom galera, nessa questão queremos encontrar o volume do sólido gerado ao rotacionar a função apresentada em torno do eixo especificado.

Para isso, utilizaremos o conceito de Volume de Sólidos de revolução e as técnicas de integração para calcular o valor desse volume.

V = ∫ a b π y 1 2 - y 2 2 d x     o u     V = ∫ a b π x 1 2 - x 2 2 d y

Perece complicado?

Passo 2

Podemos escrever a integral com base em R 2   e m   t o r n o   d e   O C .

Sendo

y = x → x = y 2

Ou seja

V = ∫ 0 1 π y 2 2 d y

Resolvendo a integral, temos

V = ∫ 0 1 π y 4 d y

V = π y 5 5 0 1

Aplicando os limites de integração...

V = π 5

E aí! o que achou? Responde Aí!

Resposta

V = π 5

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Determine o volume do sólido obtido com a rotação da região limitada por y = 2 x , y = 0 e pelas retas x = 1 em torno Da reta x = 1 .Da reta x = 2 .
Volume de um toro. O disco x 2 + y 2 ≤ a 2 gira em torno da reta x = b ( ba ) para gerar um sólido em forma de rosquinha chamado toro. Determine seu volume. (Sugestão: ∫ - a a a 2 - y 2 d y = π a 2 /
Por integração, determine o volume do sólido obtido pela rotação da região triangular com os vértices ( 0,0 ) , b , 0 e ( 0 , h ) em torno Do eixo x .Do eixo y .
Por integração, determine o volume do sólido obtido pela rotação da região triangular com os vértices ( 0,0 ) , b , 0 e ( 0 , h ) em torno Do eixo x .Do eixo y .
Determine o volume do sólido obtido com a rotação da região limitada pela parábola y = x 2 e pela reta y = 1 em torno Da reta y = 1 .Da reta y = 2 .Da reta y = - 1 .