Enunciado

Verificar quais das seguintes curvas são suaves:

c) r → t = 2 t - s e n t i → + 2 1 - cos ⁡ t j → ,     t ∈ π , 3 π

Passo 1

A ideia nessa questão é verificar no esboço da curva se há algum ponto anguloso, isto é, um bico. Vem comigo! A curva que ele nos deu foi a seguinte:

r → t = 2 t - s e n t i → + 2 1 - cos ⁡ t j → ,     t ∈ π , 3 π

Esboçando o comportamento da curva:

Repare que temos um ponto anguloso entre 12 e 13 . Logo, nossa curva não será suave.

Resposta

Não é suave

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Encontre equações paramétricas e um intervalo de parâmetro para o movimento de uma partícula que parte em (a, 0) e traça a elipse x 2 a 2 + y 2 b 2 = 1 :a. uma vez em sentido horário.b. uma vez em sen
Encontre equações paramétricas e um intervalo de parâmetro para o movimento de uma partícula que parte em (a, 0) e traça o círculo x 2 + y 2 = a 2 :a. uma vez em sentido horário.b. uma vez em sentido
Encontre equações paramétricas e um intervalo de parâmetro para o movimento de uma partícula que começa no ponto ( 2,0 ) e traça a metade superior do círculo x 2 + y 2 = 4 quatro vezes.
Encontre equações paramétricas para o semicírculo x 2 + y 2 = a 2 , y0 utilizando como parâmetro o coeficiente angular t = d y d x da tangente da curva em ( x , y ) .
Nos Exercícios 21-26, encontre uma parametrização para a curva26. o raio (semirreta) com ponto inicial (-1, 2) que passa pelo ponto (0, 0).