Exercícios Resolvidos de Energia da Onda Eletromagnética

Ver Teoria

Enunciado

Considere os campos elétrico e magnético de uma onda estacionária dentro de uma cavidade de paredes condutoras ideais. Nessa situação, pode-se afirmar que:

(a) os campos elétrico e magnético oscilam com o mesmo comprimento de onda, mas com frequências diferentes.

(b) os campos elétrico e magnético são paralelos entre si.

(c) o campo magnético é nulo nas paredes da cavidade

(d) os campos elétrico e magnético não estão em fase.

(e) a onda estacionária dentro da cavidade não possui energia eletromagnética.

Passo 2

Passo 3

Passo 4

Analisando as alternativas.

  1. os campos elétrico e magnético oscilam com o mesmo comprimento de onda, mas com frequências diferentes.

O enunciado fala pra gente considerar os campos elétrico e magnético de uma onda estacionária. Mas, as ondas estacionárias são ondas resultantes da superposição de duas ondas de mesma frequência, mesma amplitude, mesmo comprimento de onda, mesma direção e sentidos opostos. Então, os campos elétrico e magnético que formam essa onda estacionária possuem o mesmo comprimento de onda e mesma frequência.

Então essa está errada.

Passo 5

Vamos pensar numa coisa aqui juntos.

As paredes condutoras estão e equilíbrio, isto é, não há movimento de cargas, então ela é uma superfície equipotencial. O campo elétrico deve ser perpendicular à superfície equipotencial. Mas como no interior da parede, que é um condutor em equilíbrio, o campo deve ser nulo, então, pelo lado de fora da parede deve haver essa continuidade, de forma de o campo elétrico na parede seja nulo também. Mas o campo elétrico incidente na parede não é nulo em todos os instantes, o que nós temos que ter é que o campo elétrico resultante seja nulo na parede. Como o incidente não é nulo a todo instante deve haver outro campo que anule o incidente. Esse outro campo é gerado pelas correntes induzidas na superfície devido ao campo incidente. O campo elétrico resultante, dado pela soma vetorial do campo elétrico induzido e do campo elétrico incidente, é igual a zero tanto na superfície como no interior do condutor.

As correntes induzidas na superfície do condutor dão origem a uma onda refletida que se propaga no sentido oposto ao incidente.

Por exemplo, se considerarmos uma parede no plano yz e um campo elétrico incidente no sentido negativo do eixo x, temos que o campo elétrico resultante, que é dado pela soma vetorial do campo da onda incidente com o campo elétrico da onda refletida, é dado por:

E y x , t = E m á x [ cos ⁡ k x + ω t - cos ⁡ k x - ω t ]

(Os sinais são dessa forma porque o campo E y em x=0 deve ser nulo).

As correntes superficiais que criam um campo elétrico para fazer o campo resultante exatamente igual a zero sobre a superfície produzem um campo magnético sobre a superfície. E analogamente para o campo magnético resultante.

B z x , t = B m á x [ - cos ⁡ k x + ω t - cos ⁡ k x - ω t ]

Podemos ainda usar a identidade

cos ⁡ A ± B = cos ⁡ A cos ⁡ B ∓ sen ⁡ A sen ⁡ B

Arrumando as equações para os campos, temos

E y x , t = - 2 E m á x sen ⁡ k x sen ⁡ ω t

B z x , t = - 2 B m á x cos ⁡ k x cos ⁡ ω t

O campo elétrico total é uma função seno de t e o campo magnético total é uma

função cosseno de t. Os dois campos estão, portanto, defasadas 90 ° em cada ponto, que é a defasagem relativa as funções seno e cosseno.

Tudo ok até aqui? Com essa análise a gente consegue matar mais três alternativas. Vem comigo:

B) os campos elétrico e magnético são paralelos entre si.

Pô, isso é estranho... uma onda eletromagnética é definida por campos elétrico e magnéticos que estão perpendiculares entre si.

(C) o campo magnético é nulo nas paredes da cavidade.

Falso! O campo elétrico que é nulo. E isso acaba gerando uma corrente induzida que gera um campo magnético na superficie.

(D) os campos elétrico e magnético não estão em fase.

Verdade! Um é função de seno e outro de cosseno, então eles estão defasados em 90 ° .

Passo 6

Sabemos que a resposta é a letra D, mas vamos ver o porquê que a letra e está errada.

(e) a onda estacionária dentro da cavidade não possui energia eletromagnética.

Falsa! Pois tem energia, ela só está confinada no espaço entre as placas. Não há propagação, mas ela existe e é diferente de zero.

Resposta

Letra d).

Exercícios de Livros Relacionados

29- Verifique se a Equação 32.27 pode ser escrita a partir das expressões equivalentes indicadas na Equação ( 32.26 ) .
O diâmetro da pupila de um olho em condições de luz ambiente é aproximadamente 5 mm. Encontre a intensidade da luz que tem um comprimento de onda igual a 600 nm, para que 1 fóton por segundo passe atr
Regulamentações exigem que as estações de rádio licenciadas limitem a potência de sua radiodifusão para evitar interferência com sinais de estações distantes. Você está encarregado de verificar a conf
Considere um dipolo elétrico irradiando que esteja ao longo do eixo z. Seja I 1 a intensidade da radiação a uma distância de 10 m e a um ângulo de 90°. Determine a intensidade (em termos de I 1 ) a (a
Um dos primeiros satélites lançados com sucesso pelos Estados Unidos na década de 1950 era essencialmente um grande balão esférico (aluminizado) de Mylar a partir do qual sinais de onda de rádio eram