Lista de Exercícios Resolvidos de Introdução à Dinâmica de Corpos Rígidos

Ver Teoria

O pêndulo consiste em duas barras delgadas e homogêneas A B e O C , cada uma delas com 3   k g / m e uma placa também homogênea com 12   k g / m 2 . Determine a ) a posição y -   do centro de massa G do pêndulo e, a seguir, b ) seu momento de inércia em relação a um eixo que é perpendicular à página e passa por G .

Ver solução completa

Determine o momento de inércia em relação a um eixo que é perpendicular à página e passa pelo pino em O . A placa fina tem um furo central e espessura de 50 mm. O material tem densidade ρ = 50   k g / m 3 .

Ver solução completa

O sólido mostrado na figura é formado pela revolução da área cinza-escuro ao redor do eixo y . Determine o raio de giração k y . O peso específico do material é γ = 380   l b / p é 3 .

Ver solução completa

A roda consiste num anel fino de 10   k g e quatro raios feitos de barras delgadas, cada uma com com 2   k g . Determine o momento de inércia da roda em relação a um eixo que é perpendicular à página e passa pelo ponto A . Suponha que as barras e o anel são homogêneos.

Ver solução completa

O cilindro sólido tem raio R e altura h. O material de que ele é feito tem uma densidade que varia com a distância r ao centro de acordo com a expressão ρ = k + a r 2 , onde k e a são constantes. Determine a )   a massa do cilindro e b ) seu momento de inércia em relação ao eixo z .

Ver solução completa

O sistema consiste num disco de 6   k g e de duas barras delgadas A B e D C , cada uma com 2   k g / m . Se L = 0,75   m , determine o momento de inércia do sistema em relação ao eixo que é perpendicular à página e passa por O . Suponha que as barras e o disco são homogêneos.

Ver solução completa

O cone circular reto é formado pela revolução, em torno do eixo x , da área cinza-escuro. Determine o momento de inércia I x e expresse o resultado em termos da massa total m do cone. Considere que o cone tem densidade constante ρ .

Ver solução completa