Lista de Exercícios Resolvidos de Movimento Absoluto de Corpos Rígidos

Ver Teoria

No instante em que θ = 50 ° , a guia está subindo com aceleração de 3   m / s 2 e velocidade de 2   m / s . Determine a ) a aceleração e b ) a velocidade angulares da barra A B no instante em considerado. Observação: o movimento para cima da guia ocorre no sentido negativo de y .

Dado: L = 300   m m

Ver solução completa

O acionamento do cilindro hidráulico provoca o alongamento de O B na taxa constante de 0,260   m / s . Calcule a aceleração normal do ponto A em sua trajetória circular em torno de C para o instante em que θ = 60 ° .

Ver solução completa

O bloco de concreto P está sendo abaixado pelo arranjo de cabo e polia mostrado. Se os pontos A e B têm velocidades de 0,4   m / s e 0,2   m / s , respectivamente, calcule a )   a velocidade de P , b ) a velocidade do ponto C para o instante representado, e c )   a velocidade angular da polia.

Ver solução completa

A barra A B gira uniformemente em torno do pino A , com velocidade angular constante ω . Determine a ) a velocidade e b ) a aceleração do bloco C , no instante em que θ = 60 ° .

Dados: L = 1   m ; ω = 2   r a d / s .

Ver solução completa

O ponto A recebe uma aceleração constante a para a direita a partir do repouso com x essencialmente nulo. Determine a velocidade angular ω da barra A B em termos de x e a .

Ver solução completa

A barra D C gira uniformemente em torno do eixo em D com velocidade angular constante ω . Determine a ) a velocidade e b ) a aceleração da barra A B que é obrigada pelas guias a se mover verticalmente.

Ver solução completa

O cursor A se desloca na ranhura horizontal com uma velocidade constante v por um curto intervalo de movimento. Determine a velocidade angular ω da barra A B em termos do deslocamento x A .

Ver solução completa