Lista de Exercícios Resolvidos de Trabalho Virtual

Ver Teoria

A mola de constante k não está distendida quando θ = 0 . Obtenha uma expressão para a força P necessária para defletir o sistema de um ângulo θ . A massa das barras é desprezível.

Ver solução completa

A prensa trabalha por meio de um mecanismo de cremalheira e pinhão, e é usada para gerar grandes forças, tais como as necessárias para produzir encaixes por pressão. Se o raio médio das engrenagens do pinhão vale r , determine a força R que pode ser gerada pela prensa para uma dada força P na manopla.

Ver solução completa

Cada uma das conexões uniformes do conjunto tem massa m e comprimento b . A posição de equilíbrio do conjunto, no plano vertical, é determinada pelo binário M , aplicado à conexão da esquerda. Expresse θ em função de M .

Ver solução completa

Uma plataforma automática de carga, projetada para a traseira de um caminhão, está mostrada na figura. A posição da plataforma é controlada pelo cilindro hidráulico, que aplica força em C . As conexões são articuladas à estrutura do caminhão em A , B e F . Determine a força P fornecida pelo cilindro para sustentar a plataforma na posição mostrada. A massa da plataforma e das conexões pode ser desprezada em comparação com a massa do caixote de 250   k g com centro de massa em G .

Ver solução completa

O cilindro hidráulico é usado para afastar as conexões e elevar a carga m . Determine a força compressiva C no cilindro, para a posição mostrada. Despreze a massa de todas as partes, à exceção de m .

Ver solução completa

Determine, em função do ângulo θ , o momento M , aplicado através do eixo à conexão inferior, necessário para suportar a carga P . Despreze os pesos das partes.

Ver solução completa

Calcule a eficiência com a qual a cunha, com inclinação de 5 ° , eleva o peso W , sob a ação da força horizontal P atuando na cunha. O coeficiente de atrito entre a cunha e o bloco vale 0,30 .

Ver solução completa

Por meio de um mecanismo de cremalheira e pinhão, grandes forças podem ser desenvolvidas pelo saca-rolhas mostrado. Se o raio médio das engrenagens do pinhão vale 12 mm, determine a força R que é exercida sobre a rolha para as forças dadas, P , nas manoplas.

Ver solução completa