Responde Aí

Lista de Exercícios Resolvidos de Tensão Normal Média

Ver Teoria

Duas barras circulares maciças são soldadas no ponto B , como mostra a figura. Determine a tensão normal no ponto médio de cada barra.

Ver solução completa

Determinar a tensão normal de compressão mútua (ou tensões de “contato” ou tensão de “esmagamento”) da figura entre:

  1. o bloco de madeira de seção 100 m m   ×   120 m m e a base de concreto 500 m m   ×   500 m m   ×   60 m m ;
  2. a base de concreto e o solo.

Ver solução completa

Duas barras cilíndricas de seção transversal cheia A B e B C são soldadas uma à outra em B e submetidas a um carregamento conforme a figura. Determine a intensidade da força P para a qual a tensão normal de tração na barra A B é duas vezes a intensidade da tensão de compressão da barra B C .

Ver solução completa

A luminária de 250   N é sustentada por três hastes de aço interligadas por um anel em A . Determine o ângulo de orientação θ de A C de modo que a tensão normal média na haste A C seja duas vezes a tensão normal média na haste A D .

Qual é a intensidade da tensão em cada haste? O diâmetro de cada haste é dado na figura.

Ver solução completa

O bloco de concreto tem as dimensões mostradas na figura. Se o material falhar quando a tensão normal média atingir 0,840   M P a , determine a maior carga vertical P aplicada no centro que ele pode suportar.

Ver solução completa

Um medidor de deformação localizado em C na superfície do osso A B indica que a tensão normal média no osso é 3,80   M P a , quando o osso está submetido a duas forças de 1200   N como mostra a figura.

Supondo que a seção transversal do osso em C seja anular e sabendo que seu diâmetro externo é 25   m m , determine o diâmetro interno da seção transversal do osso em C .

Ver solução completa

A coluna está sujeita a uma força axial de 8   k N aplicada no centroide da área da seção transversal. Determine a tensão normal média que age na seção a - a . Mostre como fica essa distribuição de tensão sobre a seção transversal da área.

Ver solução completa

Sabendo que a porção central da barra B D tem uma área de seção transversal uniforme de 800   m m 2 , determine a intensidade da carga P para qual a tensão normal naquela parte de B D é 50   M P a .

Ver solução completa

A luminária de 50   l b f é suportada por duas hastes de aço acopladas por um anel em A . Determinar qual das hastes está sujeita à maior tensão normal média e calcular seu valor. Sabemos que θ = 60 ° . O diâmetro de cada haste é dado na figura.

Ver solução completa

O mancal de encosto está sujeito às cargas mostradas. Determine a tensão normal média desenvolvida nas seções transversais que passam pelos pontos B , C e D .

Ver solução completa

O Dexter, mascote do Responde Aí, possui massa de 20 k g . Ele estava de bobeira por aí quando de repente viu um caixote, também de bobeira. O Dexter, hiperativo, nem pensou duas vezes e pulou em cima do caixote.

A seção transversal do caixote é quadrada e possui 50 c m de lado, como mostra a figura abaixo:

Qual a tensão normal média, em N / m 2 , exercida pelo Dexter no caixote? Considere g = 9,81 m / s 2 .

Ver solução completa