1.

Calcular a porosidade de uma torta de filtração, sabendo-se que a razão entre a massa de torta seca e a massa de torta úmida é igual a 0,70 . Dados: ρ S = 3,2   g / c m 3 e ρ = 1,0   g / c m 3 .

Resolução
2.

Calcular a massa de areia presente num filtro de areia com 0,5   m de diâmetro e 3,0   m de comprimento, sabendo que a porosidade do leito é de 55 % . A densidade da areia é de 2,6   g / c m 3 .

Resolução
3.

Calcular a porosidade de um leito fluidizado formado pela adição de 20   k g de catalisador ( ρ S = 2,7   g / c m 3 ) em uma coluna com 2 6   c m   de diâmetro, sabendo-se que a altura do leito, nas condições de fluidização, é igual a 50   c m .

Resolução
4.

A massa de uma amostra de torta úmida obtida em um filtro prensa foi igual a 32,45   g . A amostra foi seca em estufa a 100   ℃ até peso constante. Se a massa seca foi igual a 12,35   g , calcule a porosidade da amostra.

Dados: densidade do sólido igual a 1,28   g / c m 3 e a densidade da água igual a 0,99   g / c m 3 .

Resolução
5.

A etapa de separação de células em um certo bioprocesso para produção de penicilina consiste de filtração em filtro prensa.Devido ao alto valor agregado do produto, deseja-se recuperar a penicilina solubilizada no solvente contido na torta obtida na filtração. Sabendo que a porosidade da torta é 30 % e o volume total de torta obtido é 750   c m 3 , calcule o volume de solvente retido na torta.

Resolução

Esse conteúdo é exclusivo para cadastrados.

Cadastre-se grátis no maior portal de exatas do Brasil!

Relaxa, não vamos publicar nada no seu nome.

  • Resumões direto ao ponto
    Resumões
    direto ao ponto
  • Exercícios resolvidos passo a passo
    Exercícios resolvidos
    passo a passo
  • Videoaulas incríveis
    Videoaulas
    incríveis
  • Aulões Salva-Vidas
    Aulões
    Salva-Vidas