Exercícios Resolvidos de Poder de Resolução e Critério de Rayleigh

Ver Teoria

Enunciado

Luz de comprimento de onda de 500   n m de uma fonte pontual distante incide normalmente sobre um anteparo com uma fenda de largura a = 5   000   n m . O padrão de difração é observado numa tela a uma distância L = 3   m do anteparo.

  1. Calcule a posição angular do primeiro e do segundo mínimos de difração com θ > 0 (use a aproximação sen ⁡ θ ≈ tg ⁡ θ ≈ θ ).
  2. Calcule a distância y > 0 do primeiro máximo lateral de difração em relação ao centro da figura de difração (veja a figura 1). Use a aproximação de que um máximo lateral está situado à meia distância dos mínimos adjacentes.
  3. Considere agora duas fontes pontuais idênticas, não coerentes, emitindo luz desse mesmo comprimento de onda ( 500   n m ), situadas à mesma distância D da fenda e separadas por l = 2   m , conforme a figura 2. Determine a distância máxima D para que essas duas fontes estejam minimamente resolvidas na tela.

Passo 1

Letra a)

A condição para a formação de mínimos de difração no anteparo é:

a ∙ sen ⁡ θ = m λ ;       m = 1 ,   2 ,   3 ,   …

Onde :

  • a = 5   000   n m é a largura da fenda
  • λ = 500   n m é o comprimento de onda da luz

Temos então

5000 ∙ sen ⁡ θ = m ∙ 500

sen ⁡ θ = m 10

O primeiro e o segundo mínimos correspondem a m = 1 e m = 2 respectivamente. Considerando a aproximação sen ⁡ θ ≈ θ , nós obtemos:

θ 1 = 0,1   r a d ≅ 5,73 °

θ 2 = 0,2   r a d ≅ 11,46 °

Passo 2

Letra b)

Se considerarmos a aproximação de que o máximo de difração está exatamente no meio de dois mínimos, então para acharmos a posição do primeiro máximo lateral precisamos achar a posição do primeiro e segundo mínimos.

Pelo item anterior, temos que:

θ 1 = 0,1   r a d

θ 2 = 0,2   r a d

A posição de um dado mínimo pode ser calculada usando a tangente do ângulo:

tan ⁡ θ i = y L

Onde L = 3   m é a distância entre a fenda e o anteparo. Usando a aproximação tan ⁡ θ ≈ θ , teremos:

θ i = y i L     →       y i = L ∙ θ i

Como o máximo vai estar no meio dos dois primeiros mínimos:

y m á x = y 1 + y 2 2 = L ∙ θ 1 + θ 2 2

Ou seja, poderíamos ver apenas o ângulo médio entre os dois mínimos e achar a posição correspondente.

θ 1 + θ 2 2 = 0,1 + 0,2 2 = 0,15   r a d

y m á x = 3 ∙ 0,15 = 0,45   m

Passo 3

Letra c)

Como o máximo de difração está situado na reta que liga a fonte ao centro da fenda, podemos achar a distância entre os dois máximos:

Onde H é a distância entre os dois máximos.

Agora vem a sacada: Temos dois triângulos azuis, um com base l e um com base H . Os ângulos opostos à base dos dois são iguais, pois são opostos pelo vértice. Os outros dois ângulos de cada triângulo também são, porque l e H são paralelos.

Isso significa que os dois triângulos são semelhantes, e por isso suas bases e alturas são proporcionais umas às outras.

D L = l H   →       D = l ∙ L H

Passo 4

Pelo critério de Rayleigh, para ser possível resolver as duas fontes na tela, é necessário que o máximo de difração central de uma coincida com o primeiro mínimo de difração da outra.

Por isso, temos que ter H = y 1 = L ∙ θ 1 . Substituindo na equação para D

D = l θ 1 = 2 0,1 = 20   m

Resposta

Letra a)

θ 1 = 0,1   r a d ≅ 5,73 °

θ 2 = 0,2   r a d ≅ 11,46 °

Letra b)

y m á x = 0,45   m

Letra c)

D = 20   m

Exercícios de Livros Relacionados

(a) Estime quão próximo um carro se aproximando à noite em uma rodovia plana e retilínea de uma auto-estrada pode estar antes que seus faróis sejam distinguidos de um único farol de uma motocicleta. (
Explique por que a habilidade para distinguir os dois farois de um carro vindo a certa distancia emaior para o olho humano a noite do que durante o dia.Considere que os farois do carro que se aproxima
O diâmetro do radiotelescópio em Arecibo, Porto Rico, é 300 m. Qual é a menor separação angular entre os dois objetos que este telescópio pode detectar quando está ajustado para detectar microondas de
O radar de um cruzador usa um comprimento de onda de 1,6 cm; a antena transmissora é circular, com um diâmetro de 2,3 m. A 6,2 km do cruzador, qual é a distância mínima que deve existir entre duas lan
Os telescópios de alguns satélites de reconhecimento comerciais (como os usados para obter as imagens do Google Earth) podem resolver objetos no solo com dimensões da ordem de 85c m e os telescópios d