Exercícios Resolvidos de Equações de Maxwell

Ver Teoria

Enunciado

Considerando-se os fenômenos eletromagnéticos, aqueles que ocorrem envolvendo os campos magnéticos e elétricos coexistindo no mesmo fenômeno, NÃO podemos afirmar:

  1. A lei de Faraday preconiza que quando um campo magnético varia, há o surgimento de um campo elétrico.
  2. As equações de Maxwell correlacionam as leis de Ampère, Faraday, Lenz e Gauss em um único grupo de equações.
  3. As equações de Maxwell não fornecem a velocidade das ondas eletromagnéticas no vácuo, que demonstrou-se posteriormente serem variáveis.
  4. Os fenômenos elétricos e magnéticos estão correlacionados através de uma teoria chamada eletromagnetismo.
  5. Obtém-se experimentalmente que quando um campo elétrico varia, gera um campo magnético

Passo 1

Pra descobrir qual a alternatiza errada, vamos analisar cada uma e ver o que elas dizem, bora lá?!

  1. A lei da indução de Faraday nos diz que quando há variação em um campo magnético, o mesmo é reponsável por induzir uma corrente elétrica em um corpo sobre sua ação (uma espira, por exemplo), e essa corrente elétrica gera um campo elétrico. Logo, a afirmação está correta.
  2. Maxwell foi um físico responsável por perceber a relação entre as leis de Ampère, Faraday, Lenz e Gauss, além de perceber a relação ele as uniu em um grupo de equações que ficaram conhecidas como Equações de Maxwell. Logo, a afirmação está correta.
  3. As equações de Maxwell o ajudaram a determinar que a velocidade das ondas eletromagnéticas no vácuo são de aproximadamente 3 ⋅ 10 8   m / s , o que corresponde à mesma velocidade já obtida para a propagação da luz (essa descoberta de Maxwell fez com que fossem levantadas suspeitas de que a luz era na realidade uma onda eletromagnética, o que foi confirmadopor Hertz posteriormente). Logo, a afirmação está incorreta.
  4. Com as equações de Maxwell, foi possível provas de que eletricidade e magnetismo eram na realidade uma coisa só, o eletromagnetismo, então, esta é a teoria que correlaciona os efeitos elétricos e magnéticos. Logo, a afirmação está correta.
  5. Oersted foi um cientista responsável pela descoberta de que uma corrente elétrica I gera um campo magnético B → , ou seja, quando há uma variação no campo elétrico, um campo magnético surge. Logo, a afirmação está correta.

Então, podemos concluir que a alternativa (c) é a alternativa errada.

Resposta

A alternativa incorreta é a alternativa que diz: As equações de Maxwell não fornecem a velocidade das ondas eletromagnéticas no vácuo, que demonstrou-se posteriormente serem variáveis. Letra (b)

Exercícios de Livros Relacionados

14- Uma onda eletromagnética com frequência de 6.50H z se desloca em um material magnético isolante que possui constante dielétrica de 3.64 e permeabilidade relativa de 5.18 nessa frequência. O campo
Verdadeiro ou falso: (a) A corrente de deslocamento tem unidades diferentes da corrente de condução. (b) A corrente de deslocamento só existe se o campo elétrico na região estiver mudando com o tempo.
A cor predominante da luz do Sol está na região amarelo-verde do espectro visível. Estime o valor do comprimento de onda e da frequência da cor predominante emitida pelo nosso Sol. Dica: Veja a Tabela
58- As ondas eletromagnéticas se propagam em condutores de modo muito diferente da propagação em dielétricos e no vácuo. Quando a resistividade do condutor for suficientemente pequena (ou seja, quando
Um capacitar de placas paralelas possui placas circulares de raio R = 30 m m e a distância entre as placas é 5,0 mm. Uma diferença de potencial senoidal com um valor máximo de 150 V e uma frequência d