1.

Os aparelhos de radar de ondas milimétricas produzem um feixe mais estreito que os aparelhos de radar convencionais de micro-ondas, o que os torna menos vulneráveis aos mísseis anti-radar.

  1. Calcule a largura angular 2 θ do máximo central, do primeiro mínimo de um lado ao primeiro mínimo do outro, para um radar de 220 G H z com uma antena circular com 55,0 c m de diâmetro. (A frequência foi escolhida para coincidir com uma “janela” atmosférica de baixa absorção.)
  2. Qual é o valor de 2 θ para uma antena circular convencional, com 2,3 m de diâmetro, que trabalha com um comprimento de onda de 1,6 c m ?
Resolução
2.

Halos entópticos. Quando uma pessoa olha para uma lâmpada de rua em uma noite escura a lâmpada parece estar cercada de anéis claros e escuros (daí o nome halos), que são na verdade uma figura de difração circular como a da Fig.36-10, com o máximo central coincidindo com a luz direta da lâmpada.

A difração é produzida por estruturas da córnea ou do cristalino do olho (daí o nome entópticos).

Se a lâmpada é monocromática, com um comprimento de onda de 550 n m , e o primeiro anel escuro subentende um diâmetro angular de 2,5 ° do ponto de vista do observador, qual é o diâmetro (linear) da estrutura que produz a figura de difração?

Resolução
3.

Em uma palestra, um professor aponta um “laserpointer” de cor vermelha ( 650 n m ) para o quadro. Observa-se que o raio da mancha do feixe de luz no quadro é de 3 ,   0 m m . Qual o raio do diafragma do laser-pointer, por onde sai o feixe de luz, se a distância entre a caneta e o centro da mancha de luz no quadro é de 9,0m?

(a) 0,8 m m

(b) 0,8 c m

(c) 1,2   m m

(d) 1,2   c m

(e) 2,4 m m

(f) 2,4 c m

Resolução
4.

Um palestrante usa uma caneta “laser-pointer”, que pode emitir luz no vermelho ( 650   n m ) ou no verde ( 500   n m ). A caneta possui um único diafragma de colimação.

Com o laser verde, a circunferência do feixe projetado na tela possui raio de 5,0   m m . Qual deve ser o raio da circunferência se o feixe vermelho é acionado no lugar do verde?

  1. 2,5   m m
  2. 3,8   m m
  3. 5,5   m m
  4. 6,5   m m
  5. 10,0   m m
Resolução
5.

​ A luz de um laser de hélio­neônio ( λ = 633   n m ) ilumina uma abertura circular.

Observa­se que o diâmetro do máximo central, em uma tela posicionada 50 c m atrás da abertura, equivale ao diâmetro da imagem geométrica. Qual é o diâmetro da abertura? 

A   1,24   m m    

B   0,31   m m    

C   1,01   m m    

D   0,62   m m    

( E )   0,88   m m       ​  

Resolução

Esse conteúdo é exclusivo para cadastrados.

Cadastre-se grátis no maior portal de exatas do Brasil!

Relaxa, não vamos publicar nada no seu nome.

  • Resumões direto ao ponto
    Resumões
    direto ao ponto
  • Exercícios resolvidos passo a passo
    Exercícios resolvidos
    passo a passo
  • Videoaulas incríveis
    Videoaulas
    incríveis
  • Aulões Salva-Vidas
    Aulões
    Salva-Vidas