1.

Num dado instante, a barra A B tem velocidade angular ω A B = 3   r a d / s e aceleração angular α A B = 5   r a d / s 2 . Determine a ) a velocidade angular e b ) a aceleração angular da barra C D , nesse instante. O colar em C está ligado por pino em C D e desliza em A B .

Resolução
2.

O bloco B do mecanismo tem de ser deslocar na ranhura da barra C D . Se A B está se movendo a uma taxa constante ω A B = 3   r a d / s , determine a ) a velocidade angular e b ) a aceleração angular da barra C D , na situação mostrada na figura.

Resolução
3.

O disco gira em torno de um eixo fixo através de O com velocidade angular ω = 5   r a d / s e aceleração angular α = 3   r a d / s 2 no instante representado, nos sentidos indicados. O cursor A se desloca na ranhura reta. Determine a ) a velocidade e b ) a aceleração absolutas de A para o mesmo instante, quando x = 36   m m , x ˙ = - 100   m m / s e x ¨ = 150   m m / s 2 .

Resolução
4.

Um brinquedo de um parque de diversões consiste em uma plataforma girante P , que tem velocidade angular constante ω P = 1,5   r a d / s , e quatro barquinhas, C , montadas na plataforma, que têm velocidade angular constante ω C / P = 2   r a d / s , medida relativamente à plataforma. Determine a ) a velocidade e b ) a aceleração do passageiro B , na situação mostrada na figura.

Dados: R = 3   m ; r = 0,75   m .

Resolução
5.

Enquanto a ponte giratória está fechando com uma velocidade angular de 0,5   r a d / s , um homem corre ao longo da pista a uma velocidade constante de 5   p é s / s , relativamente à pista. Determine a ) a velocidade e b ) a aceleração do homem, no instante em que d = 15   p é s .

Resolução
6.

Os carros A e B estão contornando as curvas com velocidades iguais de 72   k m / h . Determine a velocidade que A parece ter para um observador se deslocando e girando com o carro B para o instante representado. A curvatura da estrada para o carro A afeta o resultado? Os eixos x - y estão fixos no carro B .

Resolução
7.

Ao contornar uma curva sem inclinação lateral a uma velocidade constante de 25   k m / h , o centro C do vagão ferroviário segue uma trajetória circular de raio ρ = 60   m . O eixo longitudinal do vagão permanece tangente ao círculo. Determine a velocidade absoluta v de uma pessoa P que caminha na velocidade constante de 1,5 m/s em relação ao vagão quando ele está nos pontos a ) A ,   b )   B e c )   C . Utilize os eixos x - y presos ao vagão como indicado.

Resolução

Esse conteúdo é exclusivo para cadastrados.

Cadastre-se grátis no maior portal de exatas do Brasil!

Relaxa, não vamos publicar nada no seu nome.

  • Resumões direto ao ponto
    Resumões
    direto ao ponto
  • Exercícios resolvidos passo a passo
    Exercícios resolvidos
    passo a passo
  • Videoaulas incríveis
    Videoaulas
    incríveis
  • Aulões Salva-Vidas
    Aulões
    Salva-Vidas