1.

Abaixo é mostrado um eixo maciço e circular de diâmetro 200mm de uma barra de aço. Essa barra possui τ a d m = 80 M P a . Sabendo disso e ainda que há uma carga de 10 KN que contribui na torção, determine o valor máximo de T sem que haja rompimento da barra. Analise apenas as contribuições referentes aos esforços torsores.

Resolução
2.

A barra de madeira abaixo representa o eixo de giro de um moinho. Por problemas nas engrenagens uma das extremidades do eixo ficou presa. Sabendo que o eixo foi sujeito aos esforços torsores mostrados abaixo e que a resistência ao cisalhamento dessa barra (levando em consideração apenas esforços torsores) é de 25 Mpa, determine o raio máximo que a nossa barra poderá ter para que o eixo não rompa.

Resolução
3.

Na figura baixo temos desenhado uma estrutura sujeita a dois carregamentos, uma carga de 20   K N e um torque de 200   K N . m . Considerando apenas os efeitos do esforço torsor, determine o valor do cisalhante máximo que ocorre no ponto A da nossa barra.

t o d o s   o s   e i x o s   s ã o   m a c i ç o s   e   c i r c u l a r e s   c o m   r = 10 c m

Resolução
4.

O elo funciona como parte do controle do elevador de um pequeno avião. Se o tubo de alumínio conectado tiver 25   m m de diâmetro interno e parede de 5   m m de espessura, determine a tensão de cisalhamento máxima no tubo quando a força de 600   N for aplicada aos cabos. Além disso, trace um rascunho da distribuição da tensão de cisalhamento na seção transversal.

Resolução
5.

O sistema da figura é constituído por um eixo de seção transversal cheia A B e com uma tensão de cisalhamento admissível de 82,7   M P a , e por um tubo C D feito de latão com uma tensão de cisalhamento admissível de 48,3   M P a .

Determine ( a ) o maior torque T que pode ser aplicado em A , sem que a tensão de cisalhamento admissível do material do tubo C D seja excedida e ( b ) o valor correspondente necessário para o diâmetro d do eixo A B .

Resolução
6.

Um eixo é feito de aço com tensão de cisalhamento admissível τ a d m = 84   M P a . Se o diâmetro do eixo for 37,5   m m , determine o torque máximo T que pode ser transmitido. Qual seria o torque máximo T ’ se fosse feito um furo de 25   m m de diâmetro no eixo? Faça um rascunho da distribuição da tensão de cisalhamento ao longo de uma linha radial em cada caso.

Resolução
7.

O eixo maciço tem conicidade linear de r A em uma extremidade e r B na outra extremidade. Deduza uma equação que dê a tensão de cisalhamento máxima no eixo em uma localização x ao longo da linha central do eixo.

Dica do Expert: Se o seu professor/a sua professora não for do tipo que cobra:

  • Exercícios literais;
  • Ou exercícios com peças com formatos alternativos (como a peça desse exercício),

Sinta-se livre para pular para os próximos tópicos, que têm exercícios mais prováveis de cair em prova. 😉

Resolução
8.

Na figura baixo temos desenhado uma estrutura sujeita a três carregamentos, uma carga de 5 0   K N e dois torques de 31 0   K N . m . Considerando apenas os efeitos do esforço torsor, determine o valor do cisalhante máximo que ocorre no ponto A da nossa barra.

t o d o s   o s   e i x o s   s ã o   f u r a d o s   e   c i r c u l a r e s    

r i n t e r n o = 50 c m

r e x t e r n o = 80 c m

Resolução

Esse conteúdo é exclusivo para cadastrados.

Cadastre-se grátis no maior portal de exatas do Brasil!

Relaxa, não vamos publicar nada no seu nome.

  • Resumões direto ao ponto
    Resumões
    direto ao ponto
  • Exercícios resolvidos passo a passo
    Exercícios resolvidos
    passo a passo
  • Videoaulas incríveis
    Videoaulas
    incríveis
  • Aulões Salva-Vidas
    Aulões
    Salva-Vidas