1.

Um tubo com as dimensões mostradas na figura é submetido a um torque T = 50   N * m . Despreze as concentrações de tensão em seus cantos, determine a tensão de cisalhamento média no tubo nos pontos A e B .

Resolução
2.

Deseja-se construir um tubo de parede fina com espessura das paredes constantes. Sabendo que o tubo é retangular e possui as dimensões mostradas abaixo, determine o valor da espessura t do tubo sabendo que o material que ele é feito possui tensão de cisalhamento admissível de τ a d m = 12 5   M P a e o local em que ele será usado apresentará esforços torsores de T = 250   K N . m .

OBS:. PARA EFEITO DE CÁLCULO. Como consideramos espessuras de paredes finas para o nosso caso, qualquer valor de espessura que esteja sujeito a equação t 3 , t 4 , t 5 … pode ser desprezado por representar um valor muito pequeno.

Resolução
3.

Um tubo de parede fina possui seção T como mostrado na figura. Sabe-se que a tensão cisalhante admissível desse material é de τ a d m = 60   M P a . Também sabemos que a espessura da parede é constante por todo o tubo e vale 0,1mm. Sabendo isso determine o valor do toque máximo T que podemos aplicar nessa peça sem que ela rompa.

Resolução
4.

Um tubo de aço com tensão cisalhante admissível igual a τ a d m = 90 M P a , foi sujeito a um torque T . Sabendo que a espessura desse tubo é de 5mm e que o raio externo do mesmo é de 60 cm, determine o torque T   máximo que podemos aplicar nesse tubo sem que ocorra o rompimento do mesmo.

Resolução
5.

Abaixo é dado um tubo de parede fina com seção circular. Sabendo que ele foi sujeito ao torque mostrado, determine o valor da tensão cisalhante média para esse tubo.

Resolução
6.

Em uma estrutura foi necessário utilizar um tubo de paredes finas de perfil I, como vemos na figura abaixo. Quando projetado, o tubo deveria apresentar espessuras de paredes constante, porém o resultado final foi que a espessura da parede da região central é metade da espessura da parede da região superior e inferior. Sabendo que a espessura da parede da região superior e inferior são exatamente iguais valendo nesse caso 1mm. E que ainda a peça foi sujeita a um torque de T = 300   K N . m , determine o valor da tensão cisalhante média que ocorre nesse tubo nos pontos A, B, C e D.

Resolução
7.

O tubo de aço inoxidável 304 tem espessura de 10   m m . Se a tensão de cisalhamento admissível for τ a d m = 80   M P a , determine o torque máximo T que ele pode transmitir. Calcule também o ângulo de torção de uma extremidade do tubo em relação à outra se o tubo tiver 4   m de comprimento. Despreze as concentrações de tensão nos cantos. As dimensões médias são mostradas na figura.

Dados: G a ç o = 75   G P a .

Resolução

Esse conteúdo é exclusivo para cadastrados.

Cadastre-se grátis no maior portal de exatas do Brasil!

Relaxa, não vamos publicar nada no seu nome.

  • Resumões direto ao ponto
    Resumões
    direto ao ponto
  • Exercícios resolvidos passo a passo
    Exercícios resolvidos
    passo a passo
  • Videoaulas incríveis
    Videoaulas
    incríveis
  • Aulões Salva-Vidas
    Aulões
    Salva-Vidas