Lista de Exercícios Resolvidos de Círculo de Mohr

Ver Teoria

Uma barra de ferro, responsável por manter duas articulações juntas, possui resistência adimissivel para tensões normais de 51Mpa e a tensões cisalhantes de 45 Mpa.

Sabendo disso e que nesta barra em um certo momento foi retirando um elemento infinitesimal dado abaixo, determine se esta barra rompera, ou não. Se romper, será devido a qual das tensões?

Ver solução completa

Com base no elemento infinitesimal dado, determine:

  1. As tensões principais normais
  2. O cisalhante máximo

a partir do círculo de mohr.

Ver solução completa

O elemento infinitesimal abaixo foi rotacionado de 30° no sentido horário. Usando o círculo de Mohr, determine quais serão as tensões nesse plano a 30°.

Ver solução completa

Utilizando o círculo de Mohr, determine ( a ) as tensões principais e ( b ) a tensão de cisalhamento máxima no plano e a tensão normal média. Especifique a orientação do elemento em cada caso.

Ver solução completa

Para o estado de tensão mostrado na figura, determine, usando Círculo de Mohr, a tensão normal e a tensão de cisalhamento atuantes no plano A B .

Ver solução completa

O elemento infinitesimal abaixo foi rotacionado de 57° no sentido anti-horário. Usando o círculo de Mohr, determine quais serão as tensões nesse plano a 57°.

Ver solução completa

Dado o elemento infinitesimal abaixo, determine o valor mínimo da tensão cisalhante em função da tensão no eixo x para que não ocorra rompimento do material que possui tensão admissível de 50Mpa para tensões normais.

Ver solução completa

Abaixo é dado um círculo de mohr. Com base nele determine o valor das tensões σ x , σ y , τ x y e por fim desenhe o elemento infinitesimal relacioando a este círculo de mohr.

Ver solução completa

Obtenha o círculo de Mohr que descreve cada um dos seguintes estados de tensão:

Ver solução completa