1.

Pretende-se tratar uma corrente industrial com 1   m 3 / s de ar a 100 ℃ e 1   a t m contendo finos de carvão (densidade: 1,95   g / c m 3 e esfericidade: 0,8 ), utilizando-se o seguinte sistema (elutriador e câmara de poeira em série):

Sabendo-se que o elutriador captura todas as partículas maiores que 200 µ m e que a eficiência de separação de uma partícula de 80 µ m   na câmara de poeira é igual a 80 % , pede-se:

  1. O diâmetro do elutriador e sua eficiência total de separação.
  2. A eficiência total de separação da câmara de poeira.
  3. A eficiência global do processo.

Dados:

µ a r   ( 100 ° C   e   1   a t m )   =   0,021 c P

e

  y = d 446 0,8   c o m   d   e m   µ m .  

Dica: Uma suspensão que passa por um equipamento de separação tem, obviamente, sua distribuição de tamanhos de partícula alterada, uma vez que o equipamento irá capturar parte das partículas presentes, preferencialmente as mais grossas. Se o separador é ideal e a distribuição granulométrica é dada pelo modelo GGS, o único parâmetro do modelo que sofre alteração é o tamanho da maior partícula presente, isto é, o k muda e o m não.

Resolução
2.

Pretende-se tratar uma corrente industrial com 2   m 3 / s de ar a 8 0 ℃ e 1   a t m contendo partículas de um certo material (densidade: 1,95   g / c m 3 e esfericidade: 0 , 8 ), utilizando-se elutriador.

Sabendo que o elutriador captura todas as partículas maiores que 2 5 0   µ m , calcule:

  1. O diâmetro do elutriador
  2. Sua eficiência total de separação

Dados:

µ a r   8 0 ° C   e   1   a t m =   20,9 * 10 - 3 c P

e

  y = d 446 0,8   c o m   d   e m   µ m  

Resolução
3.

Uma mistura de galena ( S G s = 7,5   ) e sílica ( S G s = 2,65   ) será submetida a elutriação gravitacional por uma corrente de água que escoa a uma velocidade de 0,02   f t / s na Temperatura de 65 ° F . A mistura tem 30% de massa de galena e a seguinte análise granulométrica com peneiras padronizadas:

Se a distribuição de tamanhos anterior se aplica tanto à galena quanto à sílica, pede-se:

  1. Calcule as percentagens ponderais da galena, originalmente presente na alimentação, que irão para o topo e fundo do elutriador.
  2. Calcule a fração ponderal de galena nessas correntes (base seca).
Resolução
4.

Determine a partir de qual diâmetro uma amostra de um sólido com S G s = 5 , que será submetida a elutriação gravitacional por uma corrente de água que escoa a uma velocidade de 0,03   f t / s na Temperatura de 65 ° F , irá ser destinada a corrente de fundo.

Resolução
5.

Defina o conceito de partículas equitombantes e deduza a partir delas uma razão de sedimentação ( Z ) entre seus diâmetros.

Resolução
6.

Foram os seguintes resultados obtidos na elutriação de 25   g de um pó industrial com água a 30 ℃ , numa vazão de 37   c m 3 / m i n :

Determinar a distribuição granulométrica da amostra, sabendo-se que ρ S = 1,8   g / c m 3 e Φ = 1 .

Resolução

Esse conteúdo é exclusivo para cadastrados.

Cadastre-se grátis no maior portal de exatas do Brasil!

Relaxa, não vamos publicar nada no seu nome.

  • Resumões direto ao ponto
    Resumões
    direto ao ponto
  • Exercícios resolvidos passo a passo
    Exercícios resolvidos
    passo a passo
  • Videoaulas incríveis
    Videoaulas
    incríveis
  • Aulões Salva-Vidas
    Aulões
    Salva-Vidas