Exercícios Resolvidos de Órbitas em Torno do Centro de Massa

Ver Teoria

Enunciado

(A) A Lua é atraída pela força gravitacional da Terra. Por que ela não se choca contra a Terra?

Passo 1

A força gravitacional F g sobre a Lua realmente aponta para o centro da Terra.

Porém, porque ela não vai se aproximando da Terra até colidir?

A resposta é porque a Lua está em órbita na Terra. Essa força gravitacional F g que tenta trazê-la para o centro da Terra atua como força centrípeta F c t p .

Ué???? Mas só porque a gente chamou de força centrípeta, ela não vai colidir?

Vamos entender melhor o que significa estar em órbita...

Passo 2

Em um movimento circular uniforme, a partícula realiza uma trajetória circular com velocidade v constante. Assim, a única força que atua sobre ela é a força centrípeta apontando para o centro da trajetória.

Como a força é perpendicular à velocidade da partícula, ela apenas altera a direção da velocidade e não seu módulo (valor) em si.

Mas o ponto é...

Para que a partícula realize um movimento circular de raio R com uma certa velocidade v :

a força atuando sobre ela deve ter um valor específico, esse valor específico é calculado pela expressão da força centrípeta:

F c t p = m v 2 R

Então, se a força a força F → atuando sobre a partícula for menor que esse valor da F c t p , a partícula tende a sair da trajetória circular “para fora da curva”:

Enquanto isso, se a força F → atuando sobre a partícula for maior que esse valor da F c t p , a partícula tende a sair da trajetória circular “para dentro da curva”:

Fazendo uma analogia à Lua orbitando a Terra, a força F → atuando sobre a Lua é a força gravitacional F g , que varia conforme a distância em que a Lua se encontra da Terra.

Porém, para uma determinada velocidade v e uma distância R na qual a Lua se encontra, a força gravitacional F g apresenta exatamente aquele valor específico da F c t p :

F g = F c t p

Por isso, a Lua está recebendo uma força com intensidade suficiente para manter sua trajetória circular e por isso ela não vai se aproximando ou se afastando da Terra. Isso que significa estar em órbita.

Resposta

A força gravitacional sobre a Lua atua como força centrípeta, tornando a trajetória da Lua uma trajetória orbital ao redor da Terra.

Exercícios de Livros Relacionados

12.54. Suponha que a órbita da Lua em torno da Terra seja circular. A partir do período orbital de 27,3 dias, calcule a distância da Lua ao centro da Terra. Suponha que o movimento da Lua seja determi
Nos Problemas de 65 a 68, você recebe a(s) equação(ções) usada(s) para solucionar cada problema. Em cada caso, você deve: a. Redigir um problema realista para o qual esta seja a equação correta. b. Fa
Os astrônomos descobriram um sistema estelar binário com período de translação de 90 dias. O sistema consiste de duas estrelas de mesma massa, duas vezes maior que a do Sol, que giram como um haltere
O diâmetro angular aparente do Sol visto da Terra (ângulo subentendido pelo disco solar) é de 0,55 ° . Utilizando apenas estes dados, juntamente com o período da órbita da Terra em torno do Sol, aprox
O sistema binário de Plaskett consiste em duas estrelas que giram numa órbita circular em torno de um centro de massa a meio caminho entre elas. Essa afirmação implica que as massas das duas estrelas