1.

Um biólogo está interessado em saber a diferença entre as proporções populacionais p 1 e p 2 de duas espécies de peixes que habitam em um lago. Para isso, ele recolheu uma amostra de 150 peixes e observou que 45 % deles era da espécie 1, e 36 % era da espécie 2. Construa um IC para a diferença ( p 1 - p 2 ) a um nível de confiança de 95 % .

Que conclusão pode ser tomada quanto aos valores desse IC? É possível afirmar qual das duas proporções populacionais é maior?

Resolução
2.

Em virtude dos protestos quanto à degradação do meio ambiente, algumas empresas tem adotado materias totalmente recicláveis em seus produtos. Numa pesquisa, foi perguntado a 270 consumidoras e 290 consumidores, aleatoriamente selecionados, se eles comprariam um produto que não tivesse a etiqueta informativa de que os materias utilizados na embalagem são totalmente recicláveis. Dos entrevistados, 90 consumidoras e 125 consumidores responderam que não comprariam o produto. Monte um intervalo de 90 % de confiança para a diferença de proporções populacional de consumidores e consumidoras que não comprariam o produto.

Resolução
3.

Um levantamento estatístico mostrou que 80 pessoas, das 200 consultadas, numa cidade, vão votar no candidato A na próxima eleição; uma outra amostra de 500 pessoas, dessa mesma cidade, mostrou que 150 delas vão votar no candidato B. Construir um IC de 93% para a diferença das proporções de pessoas que vão votar em A e B.

Resolução

Esse conteúdo é exclusivo para cadastrados.

Cadastre-se grátis no maior portal de exatas do Brasil!

Relaxa, não vamos publicar nada no seu nome.

  • Resumões direto ao ponto
    Resumões
    direto ao ponto
  • Exercícios resolvidos passo a passo
    Exercícios resolvidos
    passo a passo
  • Videoaulas incríveis
    Videoaulas
    incríveis
  • Aulões Salva-Vidas
    Aulões
    Salva-Vidas