Exercícios Resolvidos de Trabalho, Energia e Força Eletromotriz

Ver Teoria

Enunciado

1ª questão - Complete a seguinte afirmação: A força eletromotriz é:

A) a máxima diferença de potencial entre os terminais de uma bateria.

B) a força que acelera os elétrons através de um fio quando uma bateria está conectada a ele.

C) a força que acelera prótons através de um fio quando uma bateria está conectada a ele.

D) a capacitância máxima entre os terminais de uma bateria.

E) a energia potencial elétrica máxima armazenada em uma bateria.

Passo 1

Iae, meus queridos! Está com dificuldades nessa questão? Não se preocupe! Estamos aqui para ajudar 😉

Nessa questão temos algumas afirmações a respeito da força eletromotriz e temos que julgar qual é a que afirmação verdadeira.

Vamos analisar cada afirmação separadamente e ver porque tal afirmação é verdadeira ou porque tal afirmação é falsa.

Entendeu? Bora ver na pratica! 😉

Passo 2

Na afirmação A) diz que a força eletromotriz a máxima diferença de potencial entre os terminais de uma bateria.

Essa afirmação está correta! Isso porque a força eletromotriz entre dois pontos é a diferença de potencial entre elas, na prática a força eletromotriz de uma bateria, por exemplo, é a sua tensão, ou seja, a diferença de potencial entre seus terminais!

Portanto, já encontramos a alternativa correta! A alternativa A) é verdadeira!

Mas vamos continuar o mostrar por que as outras não podem ser.

Na afirmação B) foi dito que a força eletromotriz é a força que acelera os elétrons através de um fio quando uma bateria está conectada a ele.

Essa afirmação é falsa pois o que faz os elétrons se movimentarem em um fio é o campo elétrico entre eles gerando uma corrente elétrica.

É certo que sem uma força eletromotriz, não há o movimento ordenado de elétrons, porém esse movimento não é feito diretamente pela força eletromotriz.

Portanto a afirmação B) é falsa!

Na afirmação C) foi dito que a força eletromotriz é a força que acelera prótons através de um fio quando uma bateria está conectada a ele.

Mesmo que a força eletromotriz fosse a força que gerasse a corrente elétrica diretamente, essa afirmação estaria errada pois os prótons não se movimentam.

Logo, a alternativa C) é falsa!

Tranquilo até aqui? 👀

Passo 3

A afirmação D) diz que a força eletromotriz é a capacitância máxima entre os terminais de uma bateria.

Essa afirmação é falsa pois a capacitância é a razão entre a carga de um capacitor e sua tensão, ou seja, a carga de um capacitor e sua força eletromotriz.

Além disso, idealmente, uma bateria não possui capacitância.

Portanto, essa afirmação também é falsa!

Por fim, a alternativa E) nos diz que a força eletromotriz é a energia potencial elétrica máxima armazenada em uma bateria.

Essa afirmação não está correta, pois a força eletromotriz não é armazenável, ou seja, não tem como armazenar 5 V , 20 V , 220 V ...

O que uma bateria armazena são cargas elétricas.

Enfim, essa alternativa também é falsa!

É isso, espero ter ajudado! Entendeu tudo? Responde Aí! 😎👍

Resposta

A) a máxima diferença de potencial entre os terminais de uma bateria.

Exercícios de Livros Relacionados

Uma lâmpada fluorescente compacta custa aproximadamente R $10,00 e tem um tempo de vida típico de 10.000h . A lâmpada usa 20W de potência, mas produz iluminação equivalente à de uma lâmpada incandesce
Uma bateria com fem de 6,0V e resistência interna de 0,30Ω é conectada a um resistor variável com resistência R . Determine a corrente e a potência fornecida pela bateria quando R é (a) 0 , (b) 5,0Ω ,
Uma aquecedor de 1,00k W é projetado para operar a 240V . (a) Qual é a resistência do aquecedor e qual é a corrente nos fios que fornecem potência para o aquecedor. (b) Qual é a potência fornecida ao
A corrente medida em um circuito na casa do seu tio é 12,5A . Neste circuito, o único equipamento que está ligado é um aquecedor de ambiente que está sendo utilizado para aquecer o banheiro. Um par de
Os grandes eletroímãs convencionais utilizam o arrefecimento de água para evitar o aquecimento excessivo das bobinas magnéticas. Um grande eletroímã de laboratório transporta uma corrente igual a 100A