Exercícios Resolvidos de Erros

Ver Teoria

Enunciado

2. Considerando uma máquina com expoentes limitados F(10, 4, −5, 5) e as entradas a = 4245, b = 300 e c = 100.

(a) Qual o resultado obtido na máquina F para X = (a × b)/c e Y = a × (b/c)?

(b) Os resultados de X e Y foram iguais? Houve algum tipo de erro numérico durante os cálculos? Exemplifique.

Passo 1

Na letra b, vemos, então, que apesar das operações serem matematicamente equivalentes, os resultados de X e Y não foram iguais! Isso acontece pois tivemos um overflow na operação X , isto é, obtemos um número que não consegue ser representado pela máquina. Vale também lembrar que existe um erro numérico associado também a operação Y , visto que usamos um arredondamento no resultado final para respeitar os parâmetros da máquina!

Resposta

b) Os resultados das operações não foram iguais, pois existem erros numéricos associados.

Exercícios de Livros Relacionados

Idem para u = 3 underset(_)(x) e w = underset(_)(x) + underset(_)(x) + underset(_)(x) .
É interessante observar que a adição em aritmética de ponto flutuante nem sempre é associativa. Prova-se que dados n números xl' x2, ... , xn representados exatamente, o limite do erro total devido ao
Verifique de alguma forma que, se r F tem representação finita na base 2 com k dígitos, ou seja, r F=( 0 .d 1 d 2 · · · d k ) 2 , então sua representação na base 10 é também finita com k dígitos.
Sejam x e y as representações de x e y obtidas por arredondamento em um computador. Deduza expressões de limitante de erro para mostrar que o limitante do erro relativo de u = 3 x y é menor que o de v
Supondo que x é representado num computador por x _ , onde x _ é obtido por arredondamento, obtenha os limites superiores para os erros relativos de u = 2 x _ e w = x _ + x _ .