Exercícios Resolvidos de Erros

Ver Teoria

Enunciado

Um estudante resolveu calcular o comprimento do pneu de um veículo utilizando uma máquina F(10,4,-9,9). Ele utilizou uma régua para medir o raio do pneu, chegando a um valor de r = 14,3 cm. Nesse contexto:

a) Qual o valor do comprimento do pneu retornado pela calculadora, considerando C = (2π)r?

b) Explique e exemplifique dois erros numéricos que ocorreram durante o processo do cálculo.

Passo 1

Faaala galerinha!!! Vamos pra letra b??

Então, lembram que, para calcular o comprimento, foi preciso fazer a medição do raio com uma régua? Então, todo instrumento de medição possui uma incerteza associada, além do que a medição pode apresentar um erro de imperícia do operador. Em outras palavras, a pessoa medindo pode usar uma régua mal feita e ainda errar o valor do raio na hora de anotar! Complicado, né? Hahahah

O segundo erro numérico está relacionado ao número π , que é irracional. Isto é, devemos aproximá-lo para respeitar as especificações da máquina, como fizemos no passo 1!

Resposta

b) Dois erros numéricos que ocorreram no processo foram o uso da régua para medição do raio e a aproximação do número π .

Exercícios de Livros Relacionados

Idem para u = 3 underset(_)(x) e w = underset(_)(x) + underset(_)(x) + underset(_)(x) .
É interessante observar que a adição em aritmética de ponto flutuante nem sempre é associativa. Prova-se que dados n números xl' x2, ... , xn representados exatamente, o limite do erro total devido ao
Verifique de alguma forma que, se r F tem representação finita na base 2 com k dígitos, ou seja, r F=( 0 .d 1 d 2 · · · d k ) 2 , então sua representação na base 10 é também finita com k dígitos.
Sejam x e y as representações de x e y obtidas por arredondamento em um computador. Deduza expressões de limitante de erro para mostrar que o limitante do erro relativo de u = 3 x y é menor que o de v
Supondo que x é representado num computador por x _ , onde x _ é obtido por arredondamento, obtenha os limites superiores para os erros relativos de u = 2 x _ e w = x _ + x _ .