1.

Especifique o torque M necessário no parafuso motorizado para vencer a resistência de 450   N ao movimento do carro ao longo do seu trilho horizontal. O parafuso tem diâmetro médio de 25   m m e tem duas roscas quadradas separadas que movem o carro 20   m m por revolução do parafuso. O coeficiente de atrito vale 0,20 .

Resolução
2.

O coeficiente de atrito estático μ s , entre o corpo de 100   k g e a cunha com ângulo de 15 ° vale 0,20 . Determine o módulo da força P necessária para levantar o corpo de 100   k g se:

  1. Rolamentos com atrito desprezível estejam colocados sob a cunha como mostrado.
  2. Os rolamentos sejam removidos e o coeficiente de atrito estático μ s = 0,20 seja válido para essa superfície também.

Resolução
3.

O anel A está firmemente ajustado ao eixo B e deve ser removido do eixo pelo dispositivo de remoção mostrado. O parafuso tem uma rosca quadrada simples com um diâmetro médio de 20   m m e um passo L de 6   m m . Se um torque de 24   N ⋅ m é necessário para girar a roda C de forma a retirar o anel do eixo, determine a pressão média p (tensão compressiva) entre o anel e o eixo. O coeficiente de atrito para o parafuso em E vale 0,25 e o do eixo e do anel vale 0,30 . O atrito na extremidade esférica D do eixo pode ser desprezado.

Resolução
4.

Os elementos de um tubo de desodorante em barra são mostrados na figura. Para subir a barra de desodorante D , o disco C é girado. O eixo rosqueado se conecta as roscas de base móvel A ; o eixo não tem roscas no suporte fixo B . A rosca quadrada dupla de 6   m m de diâmetro tem um passo de 5   m m . Determine o coeficiente de atrito estático μ , para o qual o desodorante não descerá sob a ação da força P . Despreze o atrito em B .

Resolução
5.

O tensionador sustenta uma força trativa de 40   k N no cabo. Os parafusos têm um diâmetro médio de 30   m m e roscas quadradas com passo de 3,5   m m . O coeficiente de atrito para as roscas lubrificadas não ultrapassa 0,25 . Determine o momento M aplicado ao corpo do tensionador ( a ) para apertá-lo e ( b ) para afrouxá-lo. Ambos os parafusos têm roscas simples e são impedidos de girar.

Resolução
6.

O grampo está sendo usado para prender dois painéis enquanto a cola entre eles cura. Que torque M deve ser aplicado à manopla do parafuso para produzir uma compressão de 400   N entre os painéis? O parafuso de rosca simples tem rosca quadrada com 10   m m de diâmetro e passo (avanço por revolução) de 1,5   m m .   O coeficiente de atrito efetivo vale 0,2 . Despreze qualquer atrito no pivô de contato em C . Que torque M ' é necessário para afrouxar o grampo?

Resolução
7.

A porta industrial de 100   k g e centro de massa em G está sendo posicionada para reparo por meio da inserção de uma cunha de 5 ° sob o canto B . O movimento horizontal é impedido pelo pequeno degrau no canto A .   Se os coeficientes de atrito estático nas superfícies superior e inferior da cunha valem 0,60 , determine a força P necessária para levantar a porta em B .

Resolução
8.

Se o coeficiente de atrito entre a cunha de aço e as fibras úmidas de um tronco recentemente cortado vale 0,20 , determine o ângulo máximo α que a cunha pode ter para não pular fora da madeira após ter sido atingida pela marreta.

Resolução

Esse conteúdo é exclusivo para cadastrados.

Cadastre-se grátis no maior portal de exatas do Brasil!

Relaxa, não vamos publicar nada no seu nome.

  • Resumões direto ao ponto
    Resumões
    direto ao ponto
  • Exercícios resolvidos passo a passo
    Exercícios resolvidos
    passo a passo
  • Videoaulas incríveis
    Videoaulas
    incríveis
  • Aulões Salva-Vidas
    Aulões
    Salva-Vidas