1.

Ranhuras semicirculares de raio r devem ser fresadas nos lados de uma barra de aço, conforme mostra a figura. Usando uma tensão admissível de 60   M P a , determine o maior momento fletor que pode ser aplicado ao elemento quando o raio r das ranhuras semicirculares for ( a ) r = 9   m m e ( b ) r = 18   m m .

Para determinação do coeficiente de concentração de tensões K , utilize o gráfico abaixo:

Resolução
2.

Uma peça tinha seção constante. Mas na hora da construção do equipamento decidiu-se retirar um semicírculo na parte superior e inferior da peça, o semicírculo possui diâmetro pequeno e ambos estão na mesma seção, como mostra a figura abaixo.

Sabendo que a seção central representa uma seção crítica, explique através de conceitos e gráficos quais problemas esse novo formato trará a peça.

Resolução
3.

Deseja-se construir uma peça a fim de que a peça passe por um vão, o problema é que para que essa peça ultrapasse o vão é necessário que a mesma sofra uma redução de seção como mostra a figura. Sabendo que essa peça somente será sujeita a esforços de flexão discorra sobre os principais problemas encontrados nessa redução de seção.

Resolução
4.

A peça de seção variável abaixo sofre a ação de um esforço fletor. Sabendo que a mesma possui resistência máxima a ação do normal de 310   G p a , determine o máximo momento ao qual podemos submeter essa peça sem que ela rompa.

Resolução
5.

A peça de aço mostrada pode suportar uma tensão de até 290   M P a . Sabendo que ocorre concentração de tensões devido a variação de seção, determine o máximo valor do momento fletor que podemos aplicar nessa peça sem que ela rompa.

Resolução
6.

A barra de latão abaixo foi usada como suporte de uma estrutura. Sabendo que quando está com a seção continua a tensão admissível desse material é de σ a d m = 4 10   G p a , determine se essa mesma barra romperia com a ação de um momento fletor de 430   K N . m na mesma, porém com seção variável.

Resolução
7.

A tensão máxima medida na peça abaixo foi de 300Mpa. Sabendo que a seção maior tem dimensões (20x50) cm e a seção menor tem dimensões (20x30) cm sendo as seções representadas pela figura abaixo, determine qual o momento fletor atuante na nossa peça. O raio de adoçamento entre as seções é de 15cm.

Resolução
8.

Determine a tensão Normal máxima na peça estrutural abaixo. A seção maior é dada por (45x90) mm e a seção menor é dada por (45x22,5) mm. Também sabe-se que o raio de adoçamento é de 6,75mm e o momento fletor atuante é de 500KN.m

Resolução
9.

Determine o comprimento L da porção da barra de modo que as tensões de flexão máximas em A , B e C sejam as mesmas. A barra tem espessura de 10   m m .

Para a determinação do coeficiente de concentração de tensões K , utilize o gráfico abaixo:

Resolução
10.

Para a peça de madeira abaixo com seção retangular de espessura 7mm determine a maior tensão normal que ela será submetida caso seja sujeita a um momento fletor de 300   K N . m .

Resolução

Esse conteúdo é exclusivo para cadastrados.

Cadastre-se grátis no maior portal de exatas do Brasil!

Relaxa, não vamos publicar nada no seu nome.

  • Resumões direto ao ponto
    Resumões
    direto ao ponto
  • Exercícios resolvidos passo a passo
    Exercícios resolvidos
    passo a passo
  • Videoaulas incríveis
    Videoaulas
    incríveis
  • Aulões Salva-Vidas
    Aulões
    Salva-Vidas