Exercícios Resolvidos de P-valor

Ver Teoria

Enunciado

c) Em estatística o que quer dizer “valor-p” ou “p-value”? Dê um exemplo e use um desenho para auxiliar a explicação (área de rejeição e área de aceitação).

Passo 1

O p-valor é o menor valor que o nível de significância α do nosso teste pode ter, para a hipótese nula continuar sendo rejeitada! Ou seja, para qualquer valor α > p   v a l u e você deve rejeitar H 0 !

Podemos citar, por exemplo, que temos uma amostra de refrigerantes e obtemos uma média amostral da concentração de açúcar de 0,4 g / m l . Porém, pode ser que a concentração média de açúcar de todos os refrigerantes dessa população seja 0,6 g / m l . Precisamos saber se existe evidência suficiente na amostra para rejeitar H 0 . E uma forma de fazer isso é comparando o p-value ao nível de significância do nosso teste!

No gráfico, fica assim:

Resposta

D e s e n v o l v i m e n t o   a c i m a

Exercícios de Livros Relacionados

Para o CD-Temperaturas, teste se a temperatura média de Cananéia é igual à temperaturamédia de Ubatuba (suponha que as observações para cada cidade sejam independentes,embora saibamos que elas não são
Seja W R = R 1 + … + R N a soma dos postos dos controles. Qual o valor de W R + W S ?
Duas máquinas A e B , são usadas para empacotar pó de café. A experiência passadagarante que o desvio padrão para ambas é de 10g . Porém, suspeita-se que elas têmmédias diferentes. Para verificar, sor
Para o CD-Placa, teste se a escova convencional é eficaz para remover a placa bacteriana.Calcule o valor-p do teste.
Se n = 4 e m = 6 , prove que P W S ≥ 35 = P ( W R ≤ 20 ) .