Exercícios Resolvidos de Polarização da Luz

Ver Teoria

Enunciado

I

Obtenha a polarização da onda eletromagnética representada abaixo. Demonstre o tipo de polarização (linear, circular ou elíptica) e mostre, caso não seja linear, se a polarização é à esquerda ou à direita. Use a técnica vetorial usada em aula:

E z x , t = E z m . sen ⁡ ( k . x - ω . t ) ;   E y x , t = E y m . cos ⁡ ( k . x - ω . t + π ) , onde E z m ≠ E y m .

Passo 1

Para determinar o tipo de polarização, precisamos avaliar se as componentes do vetor campo elétrico tem a mesma amplitude e precisamos também determinar se há diferença de fase entre as componentes, e de quanto é a diferença.

Passo 2

Dadas as duas componentes do campo elétrico polarizado, podemos perceber que há uma diferença de fase de π   r a d , como vemos pela adição de π ao argumento do ângulo em E y m .

E z x , t = E z m . sen ⁡ ( k . x - ω . t )

E y x , t = E y m . cos ⁡ ( k . x - ω . t + π )

Por se tratar de uma diferença de fase, podemos concluir que a polarização não é linear, podendo ser circular ou elíptica.

Passo 3

Para determinar o tipo de polarização entre circular ou elíptica, devemos avaliar se a amplitude das componentes é a mesma ou se é diferente. Pela informação dada, vemos que as amplitudes são diferentes, pois temos:

E z m ≠ E y m

Desse modo, determinamos que se trata de uma polarização elíptica

Passo 4

Para determinar o sentido da polarização, precisamos calcular o vetor campo elétrico, que é a soma das componentes, para dois instantes no tempo, para t 1 = 0 e para t 2 = T / 4 , do ponto de observação x = 0 . Sabendo que ω = 2 . π T , temos que T = 2 . π ω , ou seja, t 2 = π 2 . ω .

Para t = 0 , temos:

E z x , t = E z m . sen ⁡ ( k . x - ω . t )

E z 0,0 = E z m . sen ⁡ ( k . 0 - ω . 0 ) = 0

E y x , t = E y m . cos ⁡ ( k . x - ω . t + π )

E y 0,0 = E y m . cos ⁡ ( k . 0 - ω . 0 + π )

E y 0,0 = - E y m

Ou seja, para x = 0 e t = 0 , temos que o vetor campo elétrico é:

E → = - E y m ( j ^ )

Para t = π 2 ω , temos:

E z x , t = E z m . sen ⁡ ( k . x - ω . t )

E z 0 , π 2 ω = E z m . sen ⁡ ( k . 0 - ω . π 2 ω )

E z 0 , π 2 ω = E z m . sen ⁡ ( - π 2 ) = - E z m

E y x , t = E y m . cos ⁡ ( k . x - ω . t + π )

E y 0 , π 2 ω = E y m . cos ⁡ ( k . 0 - ω . π 2 ω + π )

E y 0,0 = E y m cos ⁡ ( - π 2 + π ) = 0

Ou seja, para x = 0 e t = π 2 ω , temos que o vetor campo elétrico é:

E → = - E z m ( k ^ )

Passo 5

Para determinar a direção do giro, devemos utilizar a seguinte regra, apontando o dedão no sentido de propagação da onda, perpendicular ao plano dado, devemos determinar que mão possui os dedos restantes apontando o sentido de giro do vetor campo elétrico, bem parecido com a regra da mão direita, só que agora podemos utilizar ambas as mãos.

Parece complicado, mas vamos analisar o caso dado:

Apontando o dedão para fora do papel, vemos que somente a mão esquerda possui os dedos apontando no sentido do giro do vetor campo elétrico, tendo em vista que o campo elétrico passa de E → = - E y m ( j ^ ) para E → = - E z m ( k ^ ) em um quarto do período. Ou seja utilizamos a mão esquerda, e portanto, temos que a polarização é elíptica à esquerda. Veja que com a mão direita, vamos no sentido contrário, de E z m para E y m !

Resposta

A polarização é elíptica à esquerda.

Exercícios de Livros Relacionados

Qual é o ângulo de polarização para a luz no ar que incide a na água n = 1,33 b no vidro n = 1,50
Demonstre que os vetores de polarização circular (5.39) formam uma base ortonormal para um produto escalar de vetores complexos a → e b → definido como a → * ∙ b → , ou seja, que ε ^ + * ∙ ε ^ - = ε ^
Demonstre, para o caso geral de polarização elíptica (5.29), que o ângulo ψ entre o eixo maior da elipse de polarização e o eixo O x é dado por (fig.) tan ⁡ 2 ψ = tan ⁡ 2 α cos ⁡ δ Onde tan ⁡ α ≡ b /
Na praia, a luz em geral é parciahnente polarizada devido às reflexões na areia e na água. Em uma certa praia, em um certo dia, no final da tarde, a componente horizontal do vetor campoelétrico é 2,3
O ângulo crítico para a reflexão interna total para uma substância é 48 ° . Qual é o ângulo de polarização para a substância?