Exercícios Resolvidos de Refração

Ver Teoria

Enunciado

Muitos compositores descrevem em suas canções o encanto e a magia que a luz provoca nas pessoas. Leia um trecho de canção escrita por Caetano Veloso que cita a luz:

Luz do Sol

Luz do sol

Que a folha traga e traduz

Em ver denovo

Em folha, em graça

Em vida, em força, em luz...

Céu azul

Que venha até

Onde os pés

Tocam a terra

E a terra inspira

E exala seus azuis...

De acordo com as Leis da óptica é correto afirmar que:

  1. a luz que recebemos é o espectro total da radiação eletromagnética fornecida pelo Sol, a cor da luz do Sol são as cores azul, verde e vermelho.
  2. a luz que recebemos é o espectro total da radiação eletromagnética fornecida pelo Sol, a cor da luz do Sol são as cores do arco íris.
  3. a luz que recebemos é o espectro total da radiação eletromagnética fornecida pelo Sol, a cor da luz do Sol é azul, por isso o céu é azul.
  4. a luz que recebemos é o espectro total da radiação eletromagnética fornecida pelo Sol, a luz solar é monocromática.
  5. a luz que recebemos é o espectro total da radiação eletromagnética fornecida pelo Sol, a cor da luz do Sol são as cores azul e vermelho.

Passo 1

A luz solar no seu sentido mais amplo é o espectro total da radiação eletromagnética fornecida pelo Sol. Na Terra, a luz solar é filtrada pela atmosfera terrestre, e a radiação solar é visível como a luz do dia quando o Sol está acima do horizonte, a água reflete a luz solar, no arco íris portanto a cor da luz do Sol, perceptíveis pelos nossos olhos, são as cores do arco íris.

Resposta

Letra b

Exercícios de Livros Relacionados

Repita o Problema 31 para um feixe de luz inicialmente no vidro que incide na interface vidro-água nos mesmos ângulos.
Repita o Problema 36 para quando o bastão de vidro e o objeto estão imersos na água e o objeto está a 2 0c m da superfície esférica.
Repita o Problema 39 para um objeto no ar no eixo do bastão de vidro a 20,0 cm da extremidade que tem 16,0 cm de raio.
Um feixe de luz no ar incide em uma lâmina de vidro em incidência normal. A lâmina de vidro tem um índice de refração de 1.50 . (a) Aproximadamente que porcentagem da intensidade da luz incidente é tr
Uma barra de vidro com índice de refração de 1.50 é mergulhada na água que tem índice de refração de 1.33 . A luz na água incide no vidro. Determine o ângulo de refração se o ângulo de incidência é (a