Exercícios Resolvidos de Refração

Ver Teoria

Enunciado

O tanque retangular de metal, mostrado na figura ao abaixo, contém um líquido desconhecido. Se o observador, cuja linha de visada coincide com a linha do tanque, mal consegue ver o vértice E , o índice de refração do líquido é:

A)1,75

B)1,67

C)1,5

D)1,33

E)1,25

Passo 1

Para que o observador possa ver o ponto E temos que o ângulo de incidência é tal que o raio refrate fazendo um ângulo de 90 ° .

Pela lei de Snell, temos

n a r s e n 90 ° = n l i q s e n θ c r i t

Como s e n 90 ° = 1 e n a r = 1

s e n ( θ c r i t ) n l i q = 1

Passo 2

Podemos calcular o seno desse ângulo pela figura! Esse é um triângulo retângulo com catetos 3 e 4 , logo a sua hipotenusa é 5 (no velho triângulo Pitagórico!).

Assim temos que

s e n θ c r i t = 4 5

Assim

s e n θ c r i t n l i q = 4 5 n l i q = 1

n l i q = 5 4 = 1,25

Resposta

(E)

Exercícios de Livros Relacionados

Repita o Problema 31 para um feixe de luz inicialmente no vidro que incide na interface vidro-água nos mesmos ângulos.
Repita o Problema 36 para quando o bastão de vidro e o objeto estão imersos na água e o objeto está a 2 0c m da superfície esférica.
Repita o Problema 39 para um objeto no ar no eixo do bastão de vidro a 20,0 cm da extremidade que tem 16,0 cm de raio.
Um feixe de luz no ar incide em uma lâmina de vidro em incidência normal. A lâmina de vidro tem um índice de refração de 1.50 . (a) Aproximadamente que porcentagem da intensidade da luz incidente é tr
Uma barra de vidro com índice de refração de 1.50 é mergulhada na água que tem índice de refração de 1.33 . A luz na água incide no vidro. Determine o ângulo de refração se o ângulo de incidência é (a